Bap toma posse como presidente do Flamengo e nomeia 14 vice-presidentes; veja a lista

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi empossado presidente do Flamengo na noite desta quarta-feira, em solenidade na Gávea, em que nomeou os 14 vice-presidentes da sua gestão. Seu mandato começará no dia 1º de janeiro de 2025, com término em 31 de dezembro de 2027.

- Agradeço aos amigos que sempre estiveram comigo ao longo desses 12 anos de vida política no clube, ao nosso ídolo maior, o Zico. Obrigado também a quem decidiu olhar para frente e deixar nossas diferenças para trás. Nós concluímos que eram pequenas as diferenças com o tanto que concordávamos sobre o futuro do Flamengo . Aos sócios que decidiram votar na gente pelo que somos, pelo nosso time. E à torcida, por onde passo sempre tem palavras de apoio e entusiasmo. Essa paixão só cresceu com tempo - disse Bap.

Bap foi eleito no dia 9 de dezembro, com 1.731 votos, superando o candidato da situação, Rodrigo Dunshee, que recebeu 1.166 votos. Bap já começou a se dedicar ao planejamento rubro-negro para 2025 e nesta quinta-feira, após a posse, começará oficialmente a tratar do processo de transição com a diretoria de Rodolfo Landim, que passou simbolicamente o bastão para o vencedor.

Eleito presidente do Conselho Deliberativo na segunda-feira, Ricardo Lomba teve como primeira tarefa oficializar Bap como presidente do Flamengo . Ídolos do clube, Zico e Raul Plassmann prestigiaram o evento.

Flavio Willeman, empossado vice-presidente, falou sobre o sonho de infância de ser jogador do Flamengo e o objetivo da nova gestão:

- Qualquer presidente que senta na cadeira merece todo respeito, e gostaria de saudar todos na pessoa do Landim, gestão muito vitoriosa nos seus seis anos de mandato. Começo agradecendo ao Bap por ter possibilitado a mim fazer parte de uma chapa que projetou um Flamengo 100% profissional nos próximos três anos, continuando a fazer desse clube potência do esporte mundial.

- Queria falar rapidamente de um sonho. Eu sou do interior do Rio, Santo Eduardo, distrito de Campos. Lá cresci com o sonho de jogar no Flamengo . Vinha do meu avô, pai, primos, no rádio ouvíamos Zico, Raul... Nem nos melhores sonhos poderia imaginar tomar posse na presença de dois dos maiores ídolos do Flamengo . Sei que essa posição é de extrema dificuldade e responsabilidade. Mais do que posição de destaque, é de responsabilidade com 45 milhões de torcedores. Essa responsabilidade a partir de agora é nossa, e vamos desempenhar com todo carinho pelo nosso clube do coração. Desejo a você, Bap, toda sorte e sucesso. Pode contar comigo e minha lealdade nos próximos três anos".

Bap toma posse como presidente do Flamengo — Foto: Leticia Marques

Na noite desta quarta-feira, Bap também anunciou quem serão os vice-presidentes da sua gestão. Defensor da profissionalização do Flamengo , o presidente empossado tem como um dos principais focos a reforma do Estatuto do clube. Ele entende que terá que derrubar a obrigatoriedade de nomeação de vice-presidentes e vai encaminhar ao Conselho Deliberativo uma proposta de reduzir os dirigentes amadores.

- Pretendo acabar com isso, o conselho diretor vai ser como conselho de empresa. Eles vão aconselhar, mas não vão decidir. Não precisamos ser SAF para nos organizarmos de maneira profissional. Quero deixar um legado, e espero que no primeiro trimestre do ano que vem tenhamos um regramento no Estatuto sobre a função dos vice-presidentes - disse Bap em entrevista antes da cerimônia de posse .

Enquanto isso não acontece, ele vai enxugar as vice-presidências e acumular funções dentro das pastas. São 19 as VPs obrigatórias no Estatuto, mas a futura gestão começará com 14. Veja os VPs nomeados por Bap:

- Todos vão contribuir com suas experiências de vida e profissional, sem necessariamente estar influindo no dia a dia. Todos eles assinaram um documento - explicou Bap, que confirmou que vai propor ao Conselho Deliberativo a reforma do Estatuto.

O departamento de futebol será comandado por um diretor profissional, anunciado por Bap nesta quarta. O português José Boto chegará ao Rio de Janeiro no dia 28 de dezembro.

Bap foi um dos precursores da Chapa Azul, que ganhou a eleição em 2012 e foi responsável pela grande reestruturação financeira do Flamengo na gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Luiz Eduardo Baptista teve o seu primeiro cargo no clube e virou vice-presidente de marketing. Dois anos depois, rompeu com o presidente e apoiou Wallim Vasconcellos na eleição.

Bap e Willeman são empossas presidente e vice-presidente do Flamengo — Foto: Leticia Marques

O empresário só voltou ao Flamengo em 2019, após ganhar a eleição do ano anterior na chapa de Rodolfo Landim. Ele retornou como vice-presidente de relações externas e membro do conselho de futebol, também chamado de "Conselhinho", responsável por comandar a principal pasta do clube.

Na reeleição de Landim, em 2021, Bap deixou a vice-presidência de relações externas para virar presidente do Conselho de Administração. E no ano seguinte ele se desligou do conselho de futebol após divergências internas, principalmente com Marcos Braz. O presidente eleito vivia expectativa de receber o apoio de Landim no pleito deste ano, o que não aconteceu. Por isso, virou oposição e recebeu a maioria dos votos dos sócios do Flamengo .

O presidente eleito alcançou outras duas vitórias na política do Flamengo nesta semana. Na segunda-feira, ele viu seu aliado Ricardo Lomba ser escolhido presidente do Conselho Deliberativo e, na terça, acompanhou a vitória de Emilio Habibe no Conselho de Administração.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte