Bap conversa com Boto e garante continuidade do diretor de futebol no Flamengo: "Nada vai mudar"

O "caso Mikey" é página virada no Flamengo . A terça-feira foi dia de aparar arestas entre Gávea e Ninho do Urubu e estancar a crise que atravessou o clube fora de campo. Bap não estava no Rio de Janeiro, mas conversou com José Boto por telefone para ambos se acertarem. Em breve contato com a reportagem do ge , o presidente garantiu a continuidade do diretor de futebol português no cargo.

— Tudo sob controle, nada vai mudar.

Bap, Zico e Boto no vestiário do Flamego no Maracanã — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Na última segunda-feira, o ge apurou que Boto ficou chateado com o veto de Bap à contratação do atacante irlandês Mikey Johnston, que tinha passagem de avião já comprada para chegar ao Rio na terça. O que mais incomodou o homem forte do futebol rubro-negro não foi a decisão do presidente em si, mas o fato de a negociação ter sido embargada depois de ter um aval para seguir.

Nos bastidores, Bap considerou natural o aborrecimento de Boto, mas tratou como uma divergência pontual. A reportagem ouviu que ambos continuam alinhados e que em nenhum momento o presidente cogitou a possibilidade de demitir o diretor de futebol, mesmo com a primeira turbulência vivida pelo português no dia a dia no Ninho do Urubu.

A repercussão negativa entre torcedores e a pressão interna na Gávea para que o Flamengo voltasse atrás no acerto com o atacante Mikey Johnston aumentaram os questionamentos no clube sobre o trabalho de José Boto. A interferência do presidente Bap, que vetou a contratação do irlandês, simboliza o pior momento do diretor de futebol, que vive desgaste com vários jogadores.

Mesmo depois de ótimo primeiro semestre do time em campo, existe um incômodo considerável com métodos de Boto, que estaria prejudicando o clima no dia a dia com atitudes criticadas por dirigentes, jogadores e funcionários. Do seu lado, o português também está insatisfeito, mas pessoas que convivem com ele consideram pouco provável que o dirigente peça demissão.

José Boto em entrevista coletiva no Flamengo nos Estados Unidos — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Quase sete meses depois, o presidente fez sua primeira interferência direta no trabalho de Boto. A reação negativa da torcida e a pressão interna na Gávea sobre a iminente contratação de um atacante irlandês que joga na segunda divisão inglesa fizeram Bap agir nos bastidores para que o Flamengo desfizesse o acerto. Mikey chegaria ao Rio na manhã desta terça.

Outra recente atitude de Boto que causou incômodo no clube foi a negociação de Victor Hugo de graça para o Famalicão . A pressão interna também fez o Flamengo repensar a negociação, que no momento está travada. Dirigentes e conselheiros questionaram o fato de o Rubro-Negro não receber compensação financeira na transação de um jogador de 21 anos e que ainda tem dois anos de contrato.

José Boto, diretor de futebol do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Os episódios expuseram a insatisfação de pessoas importantes do clube com o trabalho do dirigente, mas não é a primeira vez que Boto se torna alvo de questionamentos. O diretor de futebol enfrenta problemas com alguns jogadores, empresários e funcionários desde que foi contratado. Em meio à pressão, o diretor continua com o respaldo de Bap, mas no clube não conta com o mesmo prestígio do início do ano.

Em 28 de dezembro do ano passado, quando José Boto chegou ao Rio de Janeiro, o canal oficial do clube, então ainda chamado de "FlaTV", fez cobertura ao vivo do aeroporto no desembarque do dirigente. Com tratamento de reforço de primeiro nível, o português prometeu mudar toda a condução do futebol rubro-negro. Nos primeiros seis meses, a missão ainda não foi bem-sucedida, apesar dos bons resultados em campo.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade