Bap compara Flamengo a Rolling Stones e Madonna e projeta estádio sem comprometer recursos do futebol

publicidade

O presidente do Flamengo , Luiz Eduardo Baptista, o Bap, reforçou a intenção de construir o estádio próprio do clube, mas afirmou que não comprometerá a performance esportiva do time por causa do investimento que terá que ser feito. O dirigente ainda comparou o Rubro-Negro a estrelas internacionais da música.

A nova gestão do Flamengo contratou duas empresas para aprofundar os estudos de viabilidade da construção da arena. O diagnóstico é que a previsão anterior estava fora da realidade.

Com as análises ainda em andamento, o Flamengo planeja pedir novo prazo à Prefeitura do Rio e à Caixa Econômica Federal para a assinatura do termo final do acordo pela compra do terreno do Gasômetro.

— É claro que o Flamengo terá seu estádio, eu não tenho dúvidas disso. Mas esse estádio não virá a custo de performance esportiva. Eu não aceito ficar 10 ou 12 anos sem ganhar nada para ter um estádio. Nós não vamos ter um estádio se para isso tivermos que virar empresa, o Flamengo não está à venda. "Ah, mas é só 30%". Não existe 30% de gravidez. Não está no DNA do Flamengo virar uma SAF. Então essas duas combinações fazem com que ter um estádio nos dias de hoje, com taxa de juros do jeito que está, seja um desafio enorme. No programa de governo da minha campanha eu disse que se não tivéssemos 30% de margem operacional e resultado não teria condição de construir estádio com dinheiro próprio. Por que com dinheiro próprio? Vamos ter que pagar todo o dinheiro de terceiros. Quando você recebe o orçamento que a gestão anterior sugeria para os próximos três anos 16%, 17% de margem operacional, eu não tenho a menor dúvida que não tinha a menor condição de construir o estádio sem virar SAF. Isso é matemático, não é opinião. Seria matematicamente impossível construir o estádio sem ter recursos sem que fosse virar SAF. Entendo que nesse primeiro ano vamos fazer 28% de margem - comentou Bap.

Bap toma posse como presidente do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O presidente do Flamengo ainda assegurou que o clube não irá virar SAF para conseguir recursos para o estádio.

— Estamos fazendo todos os estudos para saber quanto custa. Ninguém decide construir uma casa própria sem saber quanto ela vai custar. Por melhor que seja o projeto do arquiteto. O arquiteto mostra um projeto lindo, diz que é a casa dos sonhos, e a gente quer acreditar. Mas por apenas quanto? Quanto vai custar? Você construiria uma casa sensacional sem saber quanto ela custaria e como iria pagar? A resposta é "não". O dirigente Bap pensa dessa forma. O Flamengo não vai comprometer a performance esportiva nem a soberania do clube virando SAF para ter um estádio. Pode ser que demore um pouco mais de tempo. O Flamengo está fazendo 130 anos esse ano. Eu brinco com meus amigos que não têm o prazer de torcer para o Flamengo , quando eles dizem que nós não temos casa, eu digo que nós não temos uma, mas temos várias casas no Brasil. A maioria dos lugares que jogamos fora do Rio a gente se sente em casa. Entendo que o Flamengo nesse aspecto é meio Rolling Stones, Madonna, onde o Flamengo vai o público vai atrás. Nós vamos ter (estádio), mas não será a custa de sofrimento do torcedor ou sofrimento de caixa do clube ou soberania - encerrou durante a participação no MengoCast, na FlamengoTV.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Terreno do Gasômetro: local onde o Flamengo quer construir o estádio — Foto: André Durão

O clube tem se reunido semanalmente com pessoas da Prefeitura para tratar do projeto. As conversas com a Naturgy também andaram nas últimas semanas. O prefeito Eduardo Paes se comprometeu a arcar com os custos da descontaminação do terreno, e o Flamengo apresentará os números.

Passado esse processo de análises e negociações, o Flamengo dará início às obras. Os estudos em andamento são os seguintes:

A estimativa de custo anterior era de R$ 1,9 bilhão e foi considerada superficial pela gestão de Bap, que disse no mês passado que a obra deve chegar a pelo menos R$ 3 bilhões. O orçamento de 2025 também foi refeito incluindo os recursos para o estádio.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte