BAP assume presidência do Flamengo e anuncia primeiros passos para 2025

Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, foi oficialmente apresentado como novo presidente do Flamengo na noite desta quarta-feira, na Gávea, nove dias após ser eleito. Durante sua primeira entrevista coletiva, o dirigente anunciou o português José Boto como diretor técnico e confirmou a continuidade de Filipe Luís como treinador para a temporada de 2025.

- Nosso diretor técnico será o José Boto e nosso técnico será Filipe Luís. O Filipe teve um início sensacional, começou muito bem. Tenho contato com ele há algum tempo, conversamos. Conversei também com nosso diretor técnico sobre perfil, eles não estavam falando diretamente, então fui interlocutor. A gente queria avaliar a vontade do Filipe de estar com a gente. A vontade dele de se superar e de aprender faz com que essa escolha seja a correta. A gente não se falava antes por várias razões: processo eleitoral no clube e de entender que queremos uma estrutura profissional.

- Se eu contrato um diretor profissional, a decisão é dele. Se for para ter um diretor para manter os caprichos do presidente, é melhor economizar e fazer você mesmo. Tinha um compromisso com minha equipe que eles seriam os primeiros a saber de tudo, por isso antes aqui mandei mensagem para eles e avisei que comunicaria a vocês que falaria sobre José Boto e Filipe Luís para vocês. É difícil guardar isso. Conversamos com várias pessoas para o cargo de diretor técnico, alguns nomes não saíram. Acho que o Flamengo está bem servido.

Bap assumirá a presidência do clube pelo próximo triênio, de 2025 a 2027. Embora tenha se destacado como líder da oposição na eleição recente, o empresário de 64 anos já possui uma longa trajetória na política rubro-negra. Ele atuou como vice-presidente de Marketing durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello e ocupou o cargo de vice de Relações Externas sob a presidência de Rodolfo Landim.

Veja outras respostas de Bap:

Vices-presidentes

- Bom, o estatuto do Flamengo, em uma das coisas que ele tem que mudar, é que você faz a eleição dia 9. E a transição começa dia 18. Essa janela do futebol brasileiro é a mais importante, mas você perde nove dias. A corrida começou, mas vocês não tem a caneta para fechar com um atleta ou outro. Na pratica conversamos sobre avaliação do elenco, calendário do ano que vem, carencia que temos, podem ser 85 partidas…

- Se a gente quer ganhar tudo vamos ter que redimencionar o número de atletas. Será um planejamento determinante para o elenco e o perfil do atletas. É bom e precisa de reforços pontuais. Alguns jogadores podem ser negociados, podm ter lesoes... esses nove dias contam, mas a transiçao começa amanhã. mas o trabalho com boto e filipe luis já esta sendo feito ha algum tempo. não estamos no 0, mas também não estamos no 10. Vamos trabalhar muito duro a partir de amanhã.

Caixa do Flamengo

- É verdade que a situação de caixa do Flamengo foi afetada nesse final de ano. Isso não significa dizer que o Flamengo não pode fazer novas aquisições. É nível de endividamento e temos que definir a porcentagem que isso vai tomar. Temos um estádio para construir e vamos precisar de recursos. Hoje o dólar bateu R$ 6,27. Temos um descasamento entre o que a gente vendeu e o que a gente comprou de quase 20 milhões de euros.

- O Flamengo tem que vender mais do que compra, tem que vender mais e melhor do que fez até agora. O fato de termos contratado jogadores de moeda forte nessa segunda janela e não ter vendido ninguém causou um descompasso. É desconfortável, teremos que fazer arranjos e muitas vezes tempo que dar dois passos atrás para dar mais à frente depois. É preocupante, mas não é fatal.



Fonte: S1Live