Bandeira garante Barbieri, mas atuação em clássico aumenta pressão por mudanças no Flamengo

Aliviada brevemente pela vitória sobre a Chapecoense na semana passada, a pressão ainda é forte no Flamengo. Havia uma expectativa que um resultado positivo no clássico diante do Vasco ajudasse a mudar o clima. O rival estava em crise, vinha de quatro derrotas consecutivas e com desfalques importantes.

No entanto, a atuação da equipe no empate do Mané Garrincha retomou a cobrança interna que, em grande parte, vem inflamada pelo ambiente político em ebulição na Gávea. Conversas para discutir os rumos serão retomadas.

Não é de hoje que, internamente, há quem defenda a troca de treinador para dar um novo gás no restante temporada. Há uma ala dentro do clube que reforça que os próximos jogos podem definir praticamente todo o ano do Flamengo. Por outro lado, Barbieri continua com a confiança do presidente. Pelo menos o discurso tem sido esse. Em Brasília, Eduardo Bandeira da Mello foi direto ao ser questionado:

- Claro (que Barbieri está garantido no cargo). Não sei o motivo de me perguntar isso.

Flamengo não teve uma atuação boa diante do Vasco  — Foto: CLÁUDIO REIS/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO

Flamengo não teve uma atuação boa diante do Vasco — Foto: CLÁUDIO REIS/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar da declaração enfática, há, de fato, a possibilidade de discussão por mudanças na próxima semana. Atual vice de futebol, Ricardo Lomba é candidato da situação na eleição de dezembro. Há algumas semanas, seus pares do clube já o questionavam por mudanças no futebol do clube.

Nos últimos cinco jogos, o Rubro-Negro venceu apenas a Chapecoense. Na última quarta, empatou sem gols com o Corinthians pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O jogo de volta por uma vaga na final será dia 26, em São Paulo. No fim de agosto, a equipe foi eliminada nas oitavas de final da Libertadores pelo Cruzeiro.

Jogadores reconhecem futebol abaixo do esperado

O clima logo após o resultado contra o Vasco era claramente tenso. Dirigentes pouco falaram e a maioria dos jogadores passou com semblante fechado. Até mesmo os que pararam para conversar com os jornalistas na entrada do ônibus - zona mista improvisada do Mané Garrincha – deixaram claro o descontentamento com a fase da equipe.

Diego Alves foi direto ao dizer que o Vasco esteve melhor em grande parte do jogo . E cobrou solução do grupo para retomar o caminho das vitórias para voltar à briga pelo título. Réver acompanhou as palavras do goleiro. Além do discurso forte no vestiário com os companheiros, o capitão se disse inconformado com a postura da equipe, principalmente no início do jogo.

- Um clássico onde seu rival, que briga para sair da zona de rebaixamento, e a gente brigando pelo título, e é do outro lado que está batendo sentimento maior de querer vencer do que do nosso... Eu, particularmente, não posso aceitar isso. Fico muito frustrado pelo ocorrido, entramos muito abaixo, não tem como esconder – disse o capitão Réver, um dos mais incisivos.

banner flamengo — Foto: Divulgação

Fonte: Globo Esporte