A possibilidade de Mario Balotelli jogar no Flamengo é destaque na “Gazzetta dello Sport”, principal jornal esportivo italiano, nesta quarta-feira. A reportagem cita até valores da proposta rubro-negra ao atacante, mas revela também um dos empresários por trás do possível negócio: Franck Assunção.

O nome tem história nos bastidores do futebol, mas por casos marcados por polêmicas, e não desfechos positivos. O exemplo mais recente foi a fracassada tentativa de o Corinthians contratar Didier Drogba, em 2017, em negociação que tinha Assunção como principal intermediário.

No passado, foi ele também que liderou a tentativa de trazer o atacante italiano Christian Vieri para jogar no Brasil, no Botafogo-SP, em outra negociação frustrada. Assunção também chegou a ser diretor executivo do Vasco , clube fo qual é sócio, mas durou apenas um mês no cargo.

A primeira grande aparição de Assunção foi em 2009. Na ocasião, o empresário anunciou que Vieri, então recém-aposentado, voltaria a jogar para defender o Botafogo de Ribeirão Preto. “Vamos finalizar o processo, faltam detalhes bobos”, disse ele na época, como representante do jogador.

Pouco depois, surgiu a possibilidade de Vieri defender o Boavista, curiosamente, o clube que foi citado como destino para o irmão de Balotelli, Enoch, em caso de vinda do astro para o Rio de Janeiro. Assunção falou em negócio “99% certo” na época, mas foi só em 2010 que o italiano se apresentou à modesta equipe carioca. Ele chegou a treinar no time, mas nunca jogou.

Assunção seguiu trabalhando na Itália, onde passou a maior parte da carreira como empresário, até voltar a ter destaque em 2012, quando foi anunciado como diretor executivo do Vasco.

O cargo, no entanto, foi seu por pouco tempo. Depois de prometer novos patrocinadores e negócios na Europa, Assunção acabou sendo desmentido por dois clubes europeus que disse ter trabalhado no passado, o Chiasso, da Suíça, e o Ascoli, da Itália. O episódio encerrou sua passagem pelo Vasco.

Segundo apurou Mauro Cezar Pereira, comentarista dos canais ESPN , apesar dos valores citados pela Gazzetta, o Flamengo ainda não apresentou uma proposta oficial por Balotelli. O clube fez, sim, uma consulta a seus representantes e recebeu sinalização positiva, mas o estágio do negócio é inicial.

Assunção, segundo o jornal italiano, trabalho na empreitada por Balotelli ao lado do agente italiano Andrea Cattoli.