Auxiliar do Fla-Flu, Emerson Augusto de Carvalho vive seu ano mais certeiro

Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)


Errado
duvidosos
Acertos

Emerson Augusto de Carvalho vive seu melhor ano na arbitragem nas últimas cinco temporadas, mas involuntariamente se transformou em um dos personagens centrais da rodada #30 do Brasileirão-2016. Escalado para a partida Fluminense 1 x 2 Flamengo, o auxiliar apontou corretamente impedimento do zagueiro Henrique, do Fluminense, aos 39 minutos do segundo tempo, anulando a jogada que acabaria em gol irregular que empataria o placar do jogo.

Mas apesar de terem trabalhado juntos na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e conhecer de perto a excelência do trabalho do companheiro, o árbitro Sandro Meira Ricci não seguiu a marcação do auxiliar e decidiu validar o gol irregular do Fluminense, dando início a uma imensa confusão, que culminou com a tardia anulação do gol, como Emerson Augusto de Carvalho havia apontado cerca de 13 minutos antes.

Com o assunto dominando o noticiário da sexta-feira que se seguiu ao jogo, o Espião Estatístico cruzou os dados de desempenho de Emerson Augusto de Carvalho na marcação de impedimentos na Série A do Brasileirão desde 2012. Os resultados indicam que o auxiliar vive a sua melhor fase. Veja no quadro abaixo seu desempenho ano a ano na Série A do Brasileirão.

A eficiência de Emerson Augusto de Carvalho ano a ano (Foto: GloboEsporte.com) Espião Estatístico (Foto: GloboEsporte.com)


Em 13 jogos no Brasileirão-2016, Emerson levantou sua bandeira 26 vezes. Em sete não foi possível saber se acertou ou não devido ou ao ângulo da câmera de transmissão pela TV ou porque a bola e o jogador em suposta posição irregular não aparecerem ao mesmo tempo na tela no momento de um lançamento da defesa, por exemplo.

Curiosamente, o único erro desta temporada cometido por Emerson Augusto de Carvalho em 26 marcações ocorreu na quinta rodada e favoreceu exatamente o Fluminense no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG. Carvalho tem até o momento um índice de erro de 5% em suas marcações.

Para se ter ideia, o recorde anterior do renomado auxiliar foi em 2014, ano em que representou o Brasil na Copa do Mundo: 14%. Naquele ano, o paulista apontou 53 impedimentos, sendo 43 certos, sete errados e três duvidosos, em que não foi possível afirmar se acertou ou não.

impedimentos Emerson Augusto (Foto: Montagem)

*A  equipe do Espião Estatístico é formada por: Eduardo Aires, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Marcio Menezes, Paula Carvalho, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Wilson Hebert.

Fonte: Globo Esporte