Autor do gol do Intercontinental é um dos 10 da base na lista para Grêmio x Flamengo; conheça novatos

Decisão em conjunto tomada por diretoria e comissão técnica fez o Flamengo deixar 12 jogadores fora da delegação ( clique aqui e confira quem são ) que viajou neste sábado ao Rio Grande do Sul para o duelo com o Grêmio. A medida se deu para priorizar o confronto de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Peñarol, marcado para a próxima quinta-feira, em Montevidéu.

Com os cortes, Tite levou 10 jogadores do sub-20 para Porto Alegre. Entre eles está Felipe Teresa , que marcou o gol do título intercontinental da categoria aos 46 minutos da etapa final após receber grande passe de Wallace Yan , outro garoto que está na lista do treinador gaúcho. O gol de Teresa foi o segundo da virada rubro-negra por 2 a 1 sobre o Olympiacos, em 24 de agosto (veja os gols em cima) .

Wallace, aliás, foi artilheiro da Copa Conmebol Libertadores Sub-20, conquistada em março, também com uma virada por 2 a 1 contra o Boca Juniors. O atacante dividiu o posto de goleador com o zagueiro Iago , capitão da equipe sub-20. Wallace Yan, porém, ganhou o troféu por ter marcado seus quatro gols em menos minutos jogados em relação ao companheiro.

Caio Barone (goleiro, 18 anos): desde o sub-12 no Flamengo , começou como zagueiro em uma peneira no Santos, mas foi convencido pelos pais a virar goleiro. Sagrou-se campeão sul-americano com a seleção brasileira sub-17.

Daniel Sales (lateral-direito, 18 anos): Chegou para o sub-16 do Flamengo em 2022, contratado ao Ibrachina, de São Paulo. Natural de Jaciara, no Mato Grosso, é um lateral que se destaca por ter força física.

Iago (zagueiro, 19 anos): natural de Volta Redonda, está no Flamengo desde os 14 anos. Capitão na base, sempre teve como principal característica a liderança. Participou da temporada histórica do sub-17 em 2021, com os títulos de campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa. Como titular absoluto no sub-20, levantou recentemente os troféus do Brasileiro, da Libertadores e do Intercontinental.

Iago, à direita, comemora um de seus quatro gols na Libertadores ao lado de Rayan Lucas, volante da equipe — Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Carbone (zagueiro, 19 anos): chegou no sub-16 como lateral-esquerdo. É neto do ex-jogador e técnico da seleção brasileira, que era conhecido pelo sobrenome (José Luiz Carbone). Depois de grave lesão em 2023, ganhou sequência na Copinha, onde se destacou, e foi levado por Tite para a pré-temporada nos Estados Unidos.

Ainoã (lateral-esquerdo, 19 anos): chegou ao Flamengo no início do ano, após passagem pelo Vitória. O jovem tem passagens pela seleção brasileira na base.

Luis Aucélio (volante, 18 anos): está no Flamengo desde o sub-15. Volante que tem como principal característica a construção de jogadas, o jovem participou da pré-temporada nos Estados Unidos.

Rayan Lucas (volante, 19 anos): desde o sub-11 no Flamengo , ele é cria do Completo da Penha. Rayan começou aos 10 anos na Escola Flamengo e precisou de um ano para se destacar, ir para peneira e enfim ser aprovado pelas dirigentes da base rubro-negra.

Pedro Leão (meia-atacante, 18 anos) : meia-atacante com passagens pela seleção brasileira nas categorias sub-16 e sub-17, o niteroiense está no Flamengo desde o sub-10. Foi um dos atletas que Tite levou para a pré-temporada nos Estados Unidos.

Felipe Teresa (atacante, 18 anos) : nascido em Guaraqueçaba, litoral paranaense e que fica a 173 km de Curitiba, Felipe Teresa foi contratado pelo Flamengo em janeiro de 2022. Canhoto, o garoto chegou após sucesso no Campeonato Paulista Sub-15 com a camisa do Independente Limeira. Atacante capaz de jogar tanto centralizado quanto pela ponta, ele marcou o gol do título intercontinental, contra o Olympiacos.

Wallace Yan (atacante, 19 anos): desde o Sub-17 no clube, veio da Ferroviaria, de São Paulo, mas é carioca. Chegou como meia-atacante, mas desde o inicio do ano com Mario Jorge, e agora com Filipe Luís já atuou em diferentes funções no ataque (centroavante, falso nove e ponta pelos dois lados). Tem na velocidade a principal característica. São 20 participações em gols pelo sub20 em 2024 (20% dos gols da categoria).

Wallace Yan briga pela bola na final da Libertadores Sub-20, entre Flamengo e Boca Juniors — Foto: Conmebol

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte