Autor de tema da FlaTV tocou com SPC aos 8 anos e já foi ator da Malhação

O torcedor rubro-negro que costuma frequentar o Maracanã ou acompanhar a FlaTV, canal oficial do Flamengo no YouTube, talvez já tenha ouvido, mesmo sem dar muita atenção, a voz do carioca Pedro Bernardo, o Pedrinho do Cavaco. É ele o responsável pela música-tema da FlaTV (veja vídeo mais abaixo), que, além de aparecer na plataforma, às vezes também é executada antes dos jogos do Rubro-Negro

O nome pode não ser tão conhecido do público em geral, mas, com apenas 29 anos, Pedrinho do Cavaco já tem um currículo para ninguém botar defeito. Apontado pelo lendário produtor norte-americano Quincy Jones como o futuro 'melhor músico do mundo', ele tem Milton Nascimento como padrinho — inclusive, já gravou com o cantor mineiro — e tocou com o grupo Só Pra Contrariar quando tinha apenas 8 anos de idade, pouco depois de se apaixonar por música.

Pedrinho do Cavaco em jogo do Flamengo no Mané Garrincha - Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco - Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco
Imagem: Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco

"Meu interesse pela música foi com 5 pra 6 anos. Ninguém da minha família é músico, mas o meu pai sempre gostou muito de samba e pagode. Aí, teve aniversário de um amigo dele, ele teve que me levar, estava tocando samba e tive meu primeiro contato com um instrumento, que era um banjo... Eu estava brincando, jogando bola, e saí e peguei o instrumento e fiquei palhetando. Meu pai me deu uma bronca, falou pra eu largar, e um rapaz falou: 'Pô, isso aí não é filho pra você, é filho pro mundo'. Meu pai achou que ele estava brincando, e passou um mês e ele me deu um cavaquinho, porque era mais barato. Daí eu comecei a ir em todas as rodas de samba famosas que tinham no Rio", conta em entrevista exclusiva ao UOL Esporte .

Nas rodas de samba, conheceu de Alcione a Alexandre Pires, e assim surgiu então a primeira grande experiência como músico. E que experiência: participar de shows e algumas viagens com o Só Pra Contrariar, grupo de pagode que despontou na década de 90.

"Eu fui pra Mangueira fazer parte de um projeto social, que é o 'Mangueira do Amanhã', e lá conheci bastante gente, Alcione, e também o Alexandre [Pires]. E ele me chamou pra integrar o SPC, com viagens, shows, televisão, fomos no Faustão, Gugu, Ratinho... O Alexandre foi um cara que me deu um empurrão quando era pequeno, pra aparecer em vários programas e, posteriormente, ser convidado pro Faustão, onde ganhei o primeiro Se Vira nos 30", lembra.

Pontinha em Malhação

Pedro Bernardo, o Pedrinho do Cavaco, com colegas da Malhação Conectados - Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco - Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco
Pedrinho (dir.) fez o personagem Dieguinho na Malhação Conectados
Imagem: Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco

O currículo de Pedrinho do Cavaco não fica apenas na música. Meio sem querer, ele também acabou parando na televisão: entre 2011 e 2012, atuou na Malhação Conectados, tradicional série da TV Globo. A ideia inicial era ajudar na gravação de músicas incidentais, mas por que não arriscar como ator também?

"Uma vez fui gravar com um rapaz do Sepultura [Jean Dolabella, ex-baterista da banda] e outro amigo meu que tocava com eles, e ele gravava músicas incidentais pra Malhação e precisava de um cavaquinho, e me indicou. Só que aí, ele falou que não era mais um incidental, era um papel, falaram que estavam querendo apostar em músico pra atuar ao invés de um ator para dublar o instrumento", conta.

"Meu amigo falou: 'Pô, tem um cara que o Eri Johnson indicou. Então, tem vocês dois pra vaga'. Quando ele chegou no outro dia, descobriu que o cara que o Eri Johnson tinha indicado era eu também. Ainda assim fui fazer os testes, passei, e foi uma experiência maravilhosa. Malhação é que nem escola, é um aprendizado danado, galera unida, legal pra caramba. Depois cheguei a fazer participações em outras novelas, e a Malhação somou muito pra minha carreira, sou muito grato por ter feito parte, até porque eu sempre acompanhava", diz Pedrinho, que de quebra ainda compôs a música que fez sucesso com seu personagem (Dieguinho), chamada Revanche.

"Flamengo desde pequeno"

Pedrinho do Cavaco, ainda menino, com jogadores do Flamengo, entre eles Adriano (dir.), no banco de reservas do Maracanã - Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco - Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco
Pedrinho com jogadores do Flamengo - entre eles Adriano (dir.) - no banco de reservas do Maracanã
Imagem: Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco

Flamenguista desde pequeno, Pedrinho hoje tem orgulho em falar que é a voz e o compositor da música-tema da FlaTV. Fissurado em compor, ele já havia feito uma música para o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e foi por meio do ex-mandatário rubro-negro que a sua composição chegou ao canal oficial do Flamengo no YouTube.

"Sou flamenguista desde pequeno, de frequentar o Maracanã, entrar em campo com o time. E o lance da FlaTV surgiu com o seguinte: eu fiz uma música para o Bandeira de Mello [ex-presidente], quando ele foi homenageado por uma faculdade do Rio, e sempre acompanhei e achei legal essa ideia da FlaTV, e pensei em fazer o tema. Eu fiz, chegou nele, apresentaram pra galera da FlaTV e gostaram. Lembro que essa música estreou no Maracanã, num Dia das Mães [12 de maio do ano passado], num Flamengo x Chapecoense . E foi a maior emoção ouvir a minha voz pra nação, foi incrível", diz.

"Uma das minhas maiores paixões é compor. E compor para a FlaTV, ser tema de uma TV tão grandiosa, é um orgulho enorme", completa.

Imagem: Arquivo pessoal/Pedrinho do Cavaco

Fonte: Uol