A "invencibilidade" da defesa do Flamengo no ano chegou ao fim. Na estreia do time na Libertadores, o goleiro Rossi até tentou, mas não evitou o primeiro gol sofrido pelo time principal em jogos oficiais. O time empatou em 1 a 1 com o Millonarios-COL , em Bogotá. O responsável pelo feito é um conhecido da torcida do Santos: Daniel Ruiz, que teve breve passagem por empréstimo pelo Peixe. O curioso é que, em seu país, é chamado de "Neymar Colombiano". Mas não por um bom motivo.
O apelido até surgiu como um elogio. O começo promissor, com boas atuações, fez com que Ruiz fosse comparado a Neymar e também ao compatriota James Rodriguez. Só que ele não correspondeu às expectativas e, atualmente, a alcunha ganhou outra conotação.
O motivo é uma característica semelhante à do brasileiro. Marcado pelo termo "cai-cai", Neymar sofre críticas por cavar faltas e por permanecer caído em campo muitos minutos. A plasticidade de algumas quedas, inclusive, geraram memes na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
O caso é o mesmo do colombiano. Na semana passada, na vitória do Millionarios por 3 a 1 sobre o Santa Fé, ele se jogou no chão fingindo sentir dores. A encenação irritou os próprios companheiros, já que o time estava atrás no placar. A cena dos colegas reclamando com Ruiz e implorando para que ele se levantasse repercutiu nas redes sociais. Os torcedores, claro, não gostaram e criticaram o atacante.
"Meu pai é fã do Millonarios e o insulta o tempo todo por se manter no chão", comentou um. "Não era esse quem seria melhor que Neymar e Modric juntos? Que o que Lucho Diaz conseguiu até agora não seria nada comparado ao que esse cara seria?", publicou outro.
Ruiz foi revelado pelo Fortaleza, da Colômbia, e está desde 2021 no Millonarios. Pelo clube, jogou 136 partidas e marcou 16 vezes, além de dar 18 assistências. Já pela seleção colombiana, disputou o Pré-Olímpico e esteve presente nas derrotas para o Brasil e Equador. Na principal, ele disputou três jogos e não marcou e nem deu passes para gol.
Sua passagem pelo Santos, no ano passado, foi breve. Seu desempenho ficou abaixo do esperado, e o colombiano acabou devolvido ao Millonarios seis meses depois. O atacante até chegou a permanecer no Brasil, num primeiro momento, para tentar novo empréstimo para algum outro time. Mas não teve sucesso e retornou ao seu clube de origem em agosto. Ao todo, o "Neymar colombiano" participou de 19 jogos, com duas assistências e nenhum gol pelo Peixe.