Aumento nas cargas de treinos e mais minutos em campo: o plano para Pedro estar 100% no Flamengo

publicidade

Pedro busca contra o Botafogo, neste domingo, às 18h30, retomar espaço no time titular do Flamengo . A condição física do atacante, que ainda está em fase de recondicionamento após grave lesão no joelho, levou-o para o banco de reservas nos últimos dois jogos. O técnico Filipe Luís disse que o camisa 9 não está 100% apto. Quando isso vai acontecer?

O centroavante passou por cirurgia no joelho esquerdo em setembro do ano passado. Depois de quase sete meses afastado, Pedro voltou a jogar em abril, na derrota para o Central Córdoba, no Maracanã. Desde então, soma nova partidas, sendo três como titular.

Ele foi muito bem na goleada sobre o Corinthians, com dois gols e uma assistência, mas não correspondeu na derrota para o Cruzeiro e no empate contra o Central Córdoba. Na Argentina, foi sacado do time no intervalo, após um primeiro tempo abaixo física e tecnicamente, segundo o treinador do Flamengo . Perdeu espaço nos dois jogos seguintes.

Contra o Bahia, o atacante não tinha condições físicas de começar jogando. Após três partidas como titular e duas viagens, Pedro apresentou desgaste e ficou no banco. Já contra a LDU, a opção por não escalá-lo como titular foi de Filipe Luís:

- O Pedro está liberado para jogar, mas não existe mágica... Ele não está no nível dos companheiros fisicamente. Eu sou o que mais quero colocar o Pedro. Estou desejando que o Pedro chegue na forma física ideal para jogar no modelo de jogo que peço. Para jogar dessa forma, preciso de todo mundo 100%, e o Pedro não está 100% fisicamente, a gente nota. Depende dele a cada dia treinar, a cada minuto aproveitar, para poder estar no nível dos companheiros e ter mais minutos - justificou o técnico após a vitória sobre a LDU, na quinta .

A opção de Filipe se deu pelo estilo de jogo do treinador, que exige pressão na saída de bola adversária e intensidade alta o tempo todo. Ainda em processo de recondicionamento físico, Pedro não consegue acompanhar o ritmo dos colegas. Não há uma previsão no Flamengo sobre quando ele estará 100%, mas o clube tem focado em trabalhos específicos para o atacante.

Quando Pedro tem menos minutos em campo, ele é submetido a treinamentos mais intensos no Ninho do Urubu. Apesar de estar liberado para jogar, ainda falta ritmo para suportar uma partida inteira e também demora mais para se recuperar entre um jogo e outro.

O planejamento do Flamengo envolve aumentar gradativamente as cargas de treinos e, neste momento, evitar sequência de jogos para prevenir outras lesões, que são comuns em atletas que voltam a jogar depois de muito tempo parados.

- Procuramos individualizar ao máximo as cargas, fazendo as metas dos atletas. Alguns momentos ele faz sozinho, outros agrupamos. O que ele precisa mais agora é esse trabalho com o grupo que vem fazendo diariamente e progredir as cargas dele - explicou o preparador físico Diogo Linhares na terça-feira passada .

Pedro em ação pelo Flamengo contra a LDU — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Isto não quer dizer que Pedro não pode ser titular, mas considerando a estratégia, Filipe Luís espera a evolução do camisa 9 para que ele possa executar melhor seu plano de jogo. Acontece que a condição física ideal só será atingida com a somatória das cargas de treinamento e a minutagem nos jogos, então Pedro necessita também de mais tempo em campo para evoluir.

Neste domingo, mais descansado após dois jogos no banco, Pedro tem chances de começar como titular. Uma vitória no clássico contra o Botafogo pode dar ao Flamengo a liderança do Campeonato Brasileiro, caso o líder Palmeiras, que também jogará às 18h30, tropece diante do Red Bull Bragantino.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte