Artur Jorge, Abel Ferreira e Jorge Jesus têm muito em comum: os portugueses chegaram ao Brasil e precisaram de menos de uma temporada completa para marcarem seus nomes na história de Botafogo , Palmeiras e Flamengo , respectivamente. Os três conquistaram a CONMEBOL Libertadores com poucos meses de trabalho e caíram nas graças dos torcedores.
Mas qual deles foi melhor na primeira temporada em solo brasileiro? As opiniões podem ser divergentes e baseadas em diferentes contextos. A ESPN , porém, separou os dados de aproveitamento de cada um -- vitórias, empates e derrotas.
Nos números, é Jorge Jesus quem se dá melhor. Ele foi contratado pelo Flamengo em junho de 2019. Naquele ano, sob o comando de JJ, foram 40 partidas, com 28 vitórias, oito empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 76,6%, que levou a equipe, além de conquistar a Libertadores, ao título do Brasileirão com a maior pontuação da história dos pontos corridos: 90.
A relação com o Rubro-Negro não durou muito: em julho de 2020, Jesus foi para o Benfica , de Portugal.
Artur Jorge também fez a dobradinha, sendo campeão nacional e continental logo de cara. O botafoguense chegou ao clube em abril deste ano e dirigiu o Glorioso em 55 partidas. O aproveitamento foi de 65,4%, com 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas.
E pode haver outra coincidência com Jorge Jesus, com uma possível saída precoce. O treinador do Botafogo, segundo apurou a ESPN , tem um acordo para dirigir um time do Qatar no próximo ano. O clube carioca, aliás, já vê o técnico fora .
Abel Ferreira , por outro lado, completou, há pouco mais de um mês, quatro anos no comando do Palmeiras, sendo o trabalho mais longevo na elite do futebol brasileiro. A chegada do comandante foi no fim de outubro de 2020, em uma temporada atípica, que terminou apenas no ano seguinte, por conta da pandemia de covid-19.Foram 31 jogos, com 17 vitórias, seis empates e oito derrotas, com aproveitamento de 61,3%.
Assim como os compatriotas, ele também levou duas taças rapidamente: além da Libertadores, conquistou a Copa do Brasil .