Artilheiro do Campeonato Argentino tem vaga em clubes grandes do Brasil

''O gol custa caro''! Quantas vezes não ouvimos a frase saindo da boca de dirigentes e treinadores. Eles têm razão. Mas na liga vizinha ao Brasil há um jovem artilheiro chamando a atenção sem um preço tão exorbitante. Mateo Retegui já fez 13 gols em 20 jogos pelo Tigres, no Campeonato Argentino, e é o atleta que mais balançou as redes na competição. Tem um perfil bem interessante para clubes de bom poder aquisitivo no futebol brasileiro.

Não é um jogador barato. Pertence ao Boca Juniors , clube que o revelou, e está emprestado ao Tigres até dezembro de 2023. Já existe, porém, um forte indício de que o clube Xeneize solicitará o retorno do atacante para o início da próxima temporada. Há essa cláusula no contrato. Mas nada impede que um clube de fora da Argentina faça uma proposta e consiga comprá-lo. Especula-se que sua multa gire em torno de seis milhões de euros, cerca de R$ 30,4 milhões (na cotação da última sexta-feira, 23).

Aos 23 anos, Retegui vive a temporada de guinada na sua carreira. Se profissionalizou pelo Boca em 2018, mas só tem uma partida pelo time principal do clube. Foi emprestado ao Estudiantes por duas temporadas, mesmo período em que ficou cedido ao Talleres. Em 2021, foi um reserva bastante utilizado na equipe de Córdoba, e mostrou oportunismo em alguns momentos, mas nada comparado a o que faz em 2022.

Tem 34 jogos pelo time de Victoria e marcou 16 gols se considerarmos todas as competições. Quase um tento a cada dois jogos. Excelente média para um clube modesto na Argentina. Deu ainda três assistências. Chama a atenção o fato de vários desses gols terem sido marcados diante de adversários pesados. Balançou as redes de River Plate e Boca Juniors duas vezes. Também fez dois gols frente ao Racing. Outro contra o Independiente.

Retegui tem 1,86m e 81 quilos. Consegue se impor fisicamente em passes diretos pelo alto para o ataque. Tem técnica eficaz de cabeceio para a meta e quando ''apara'' a bola para os companheiros. Mas não é um grandalhão sem intimidade com a pelota. Uma de suas principais características é o bom nível demonstrado com as duas pernas. Tanto em conduções, passes curtos ou finalizações.

Não é um atleta necessariamente veloz e encontra dificuldades quando precisa se deslocar por espaços maiores, já que não tem rapidez nas mudanças de direção. O raciocínio, porém, é ágil. Isso, somado ao fato de suportar bem as cargas de zagueiros mais fortes, faz com que seu jogo de costas seja potente. Consegue dar soluções inteligentes e rápidas ao receber a bola desta forma. Se posiciona muito bem na grande área para poder finalizar com apenas um toque.

Como composição de elenco inicialmente, suplente de um atacante mais experiente e adaptado ao Brasil, Retegui poderia se desenvolver mais por aqui e dar o retorno esperado a médio prazo. Há qualidade para isso.

Imagem: Daniel Jayo/Getty

Fonte: Uol