Artilharia do Brasileirão por país: estrangeiros fazem um terço dos gols liderados por uruguaios e argentinos

De cada três gols marcados no Brasileirão, um é feito por um jogador estrangeiro. O desempenho está além da representatividade, já que eles são 24% dos atletas que entraram em campo (sem contar quem só ficou no banco de reservas) e marcaram 32% dos gols.

Os brasileiros fizeram 184 gols, e os estrangeiros, 87. A disputa da artilharia da competição representa bem o todo: o brasileiro Kaio Jorge, do Cruzeiro , lidera com 11 gols, o uruguaio Arrascaeta, do Flamengo , tem nove, e o argentino Vegetti, do Vasco , oito.

Vegetti e Arrascaeta — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF e Andre Durão

O quadro geral da artilharia por país segue a mesma ordem, com uruguaios à frente dos argentinos, como mostra o quadro abaixo.

Arrascaeta, do Flamengo, é o grande destaque, vice-líder da artilharia com nove gols marcados. No total, 12 atletas uruguaios marcaram no Brasileirão, por sete equipes diferentes, com destaque para o Palmeiras , onde três uruguaios fizeram gol. Esses 12 atletas têm em média 26 anos.Veja no quadro abaixo quem são e onde jogam.

Terceiro colocado na artilharia, Vegetti, do Vasco, é o argentino de maior destaque no Brasileirão. No total, 13 atletas marcaram no Brasileirão por nove equipes diferentes, com destaque o Fortaleza , onde três argentinos fizeram gol. Esses 13 argentinos têm média de idade de 29 anos. Veja no quadro abaixo quem são e onde jogam.

*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes (estagiária), Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Rodrigo Breves e Valmir Storti, pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano e pelo programador Gusthavo Macedo.

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade