O meia Giorgian De Arrascaeta vive um 2019 movimentado.

Em janeiro deste ano, ele foi vendido pelo Cruzeiro ao Flamengo por 13 milhões de euros (quase R$ 64 milhões na cotação da época), tornando-se a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando a ida de Carlitos Tevez para o Corinthians .

23 jogos e 5 gols pelo Fla depois, o atleta está de volta a Belo Horizonte após sua polêmica saída da Raposa, que teve boicotes a treinos e trocas de farpas com dirigentes.

Na capital mineira, ele disputará a primeira partida da seleção do Uruguai na Copa América 2019 , neste domingo, contra o Equador, no Mineirão, palco onde tantas vezes desfilou seu futebol refinado.

No entanto, quem for ao estádio na expectativa de ver Arrascaeta titular pode sair decepcionado...

Até o momento, o Uruguai não deu pistas de sua escalação para a estreia. No entanto, no último treino antes de viajar ao Brasil, o time de Óscar Tabárez treinou com outro atleta como titular na meia ofensiva: Nicolás Lodeiro.

Sim, aquele mesmo já conhecido dos torcedores brasileiros, que jogou por Botafogo e Corinthians e atualmente veste a camisa do Seattle Sounders , dos Estados Unidos.

A tendência é que Lodeiro comece jogando contra o Equador, já que Tabárez não vê em Arrascaeta o mesmo comprometimento defensivo do concorrente - algo que o treinador leva muito em conta ao definir o 11 inicial.

Na última sexta-feira, o atacante Luis Suárez falou sobre a disputa de posição. Ele elogiou ambos e deixou a "bomba" nas mãos de maestro Tabárez.

"Creio que, como jogador, todos conhecem Arrascaeta e sabem o grande nível que ele demonstrou nos últimos tempos no Brasil. Mas, quando um jogador vem à seleção, ele sabe como funciona. Giorgian sabe como funciona e Nico (Lodeiro) sabe como funciona...", analisou.

"É uma situação que o treinador tem que decidir, não só eles dois. E é uma decisão que só será tomada nas próximas horas", salientou.

No último amistoso do Uruguai, Arrascaeta foi titular, atuando mais centralizado, e jogou 75 minutos no triunfo por 3 a 0 sobre o Panamá, em 7 de junho. Na ocasião, Lodeiro também começou a partida, jogando aberto pelo lado esquerdo.

Neste sábado, a Celeste treina pela última vez antes do jogo contra o Equador. Às 17h (de Brasília), o Tabárez concederá coletiva de imprensa no Mineirão, quando finalmente deve resolver o mistério.

Ou não...