O Flamengo enfrenta um momento desafiador após duas derrotas consecutivas, algo inédito sob o comando do técnico Filipe Luís. Em declarações, Arrascaeta comentou sobre as dificuldades enfrentadas pela equipe, atribuindo o momento ruim a questões físicas resultantes do sucesso alcançado em 2025. Conforme publicado na Coluna do Fla, o meia uruguaio ressaltou: "Feliz por voltar, aos poucos para pegar ritmo. A gente está pagando um pouco do sucesso de 2025, acabamos a temporada um pouquinho mais tarde e estamos voltando aos poucos."
Nos três jogos disputados em 2026, o Flamengo conquistou uma vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, mas sofreu derrotas por 2 a 1 contra o Fluminense e o São Paulo. Essas partidas deixaram o time fora da zona de classificação no Campeonato Carioca e iniciando o Brasileirão com um revés. Arrascaeta também reclamou de um pênalti não marcado no duelo contra o São Paulo, afirmando: "Poderíamos ter um empate que nos ajudaria, foi estranho porque o árbitro nem foi olhar o lance." Ele ainda destacou: "Ficamos muito tristes por isso porque depois vimos as imagens, tem o toque, e não entra na minha cabeça como que um toque no pé, nesse momento, como que não interfere na finalização da jogada?"
Próximo Desafio
O próximo compromisso do Flamengo será contra o Corinthians, na Supercopa do Brasil, programado para domingo, 1º de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. A expectativa é alta para que a equipe possa se reerguer e conquistar um resultado positivo após o início conturbado de temporada.