Durante as últimas três temporadas, Flamengo e Palmeiras dominaram a maior parte dos títulos do futebol brasileiro, o que se repetiu na de 2020 com o Rubro-negro campeão brasileiro e o Alviverde com as taças da Copa do Brasil e da Libertadores , mas clubes como Atlético-MG, Grêmio e São Paulo investiram para 2021 em busca de títulos e o fim do período de domínio da dupla.
No podcast Posse de Bola #112 , Arnaldo Ribeiro chama a atenção para forma como Flamengo e Palmeiras conquistaram seus principais títulos referentes à temporada 2020 e acredita que outros clubes possam incomodar e tirar títulos dos atuais campeões.
"O Tironi sempre fala daquela questão da hegemonia de Flamengo e Palmeiras, que vem há algum tempo até calcada nesses últimos títulos que os dois venceram, também pela solidez financeira da dupla há algum tempo, mas vamos lembrar o seguinte: o Palmeiras ganhou do Santos, que não tem solidez financeira nenhuma, na última bola na Libertadores e o Flamengo ganhou o campeonato do Inter, que não tem o time nem a solidez financeira de Flamengo e Palmeiras, porque o Corinthians não cedeu à pressão colorada em Porto Alegre", diz Arnaldo.
"A temporada passada do futebol brasileiro, ela consagrou de novo Flamengo e Palmeiras, mas foi por um tantinho. Além de Flamengo e Palmeiras, e o Galo, que vem também desde a temporada passada investindo absurdamente, Grêmio, Inter e São Paulo, que povoaram ali, eles podem continuar incomodando. A gente sabe quando vai começar o Brasileiro, em tese, sabe que vai ter limite de troca de treinador, sabe que, em tese, vai acabar em dezembro, e sabe que vai ser equilibrado. Eu não acho que Flamengo e Palmeiras vão reinar absolutos", completa.
Juca Kfouri também espera uma disputa mais equilibrada e vê o Red Bull Bragantino como um candidato a brigar pelas primeiras posições devido à organização do clube que tem o investimento da empresa austríaca de energéticos. Já Eduardo Tironi acredita que haverá mais uma vez o domínio palmeirense e flamenguista na temporada.
"Eu acrescento no rol dos times que vão brigar lá em cima o Bragantino. Pela situação de estabilidade que há ali, pela organização que há ali e pelo fato de que nós não temos gênios hoje jogando no futebol brasileiro, que desequilibrem a este ponto. Então, é possível que você tenha um Bragantino beliscando lá em cima, incomodando lá em cima, sem dúvida", diz Juca.
"Eu ainda acho que Flamengo e Palmeiras estão longe de todo mundo, mas espero que seja mais equilibrado o futebol brasileiro esse ano", conclui Tironi.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do
Posse de Bola
está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do
UOL
ou nos perfis do
UOL Esporte
nas
redes sociais
(
YouTube
,
Facebook
e
Twitte
r).
A partir de meio-dia, o
Posse de Bola
estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no
Spotify
,
Apple Podcasts
,
Google Podcasts
,
Amazon Music
e
Youtube
--neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em
uol.com.br/podcasts
.