O Flamengo já sabe quem vai apitar a sua estreia na Conmebol Libertadores na próxima terça-feira, às 19h (de Brasília), contra o Millonarios no El Campín, em Bogotá, na Colômbia. O árbirto será o argentino Darío Herrera, de 39 anos, enquanto o VAR ficará a cargo do chileno Silvio Trucco.
Herrera apita a nível internacional desde 2015, mas só comandou um jogo do Flamengo até hoje: foi no ano passado, na vitória por 1 a 0 sobre o Olimpia no Maracanã, pelas oitavas de final. O argentino passou sem polêmicas nessa partida, mas já revoltou um rival.
No empate de 2 a 2 entre Fluminense e Internacional no Maracanã, na semifinal da Libertadores de 2023, o árbitro expulsou Samuel Xavier no primeiro tempo em um lance onde foi muito rigoroso, virando alvo de muita reclamação dos tricolores (veja no vídeo abaixo) .
Na Argentina, Herrera também tem no currículo algumas polêmicas. Num Superclássico entre Boca Juniores e River Plate no ano passado, teve peito de marcar um pênalti nos acréscimos que decretou a vitória do River e causou uma confusão generalizada em campo. Ele deu sete cartões vermelhos depois, três para cada lado mais o técnico do Boca.
Também em 2023, os jogadores do Godoy Cruz chegaram a emitir uma nota oficial conjunta após uma derrota para o Banfield, em jogo apitado por Herrera. No comunicado, os atletas reclamam de deboche e falta de respeito do árbitro, que teria dito frases como por exemplo "pede agora que estão perdendo".
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv