A Conmebol designou Andrés Rojas, árbitro colombiano de 41 anos, para conduzir Flamengo x Estudiantes, duelo de ida das oitavas de final da Libertadores. O jogo será disputado na próxima quinta-feira (18), às 21h30, no Maracanã. A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (12).
Esta será a segunda vez que o juiz apitará partidas de ambas as equipes nesta temporada. No Maracanã, esteve presente na vitória do Flamengo sobre a LDU, ainda na fase de grupos. Além disso, conduziu o triunfo do Estudiantes contra a Universidad de Chile.
No retrospecto geral, Rojas já comandou quatro jogos do Mengão. Entre eles, a goleada sobre o Aucas (2024) e o empate com o Unión La Calera (2021), pela Libertadores. Pela Sul-Americana, também esteve na vitória rubro-negra por 5 a 0 diante do Palestino, em 2017. O histórico é favorável ao Flamengo: em seus jogos, Rojas distribuiu 18 cartões, média de 4,5 advertências por partida.
Além de Andrés Rojas, a escala da Conmebol inclui Alexander Guzmán e John León como assistentes, enquanto John Ospina será o quarto árbitro. O comando do VAR ficará com Nicolás Gallo, auxiliado por David Rodríguez (Avar). O assessor de arbitragem será o peruano César Escano, e o Quality Manager, o uruguaio Carlos Pastorino.
O Flamengo garantiu a vaga após eliminar o Internacional, enquanto o Estudiantes superou o Cerro Porteño. A ida acontece no Maracanã, onde o Rubro-Negro pretende abrir vantagem antes do jogo de volta, em La Plata, no dia 25 de setembro.