Na noite desta segunda-feira, o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou, por ampla maioria de votos, a autorização para que o clube participe do leilão do terreno do Gasômetro. Com 602 votos a favor, 33 contra e quatro abstenções, o Flamengo deu um passo significativo para a construção de seu novo estádio, planejado para acomodar pelo menos 70 mil pessoas. A área em questão possui 86.592,30 metros quadrados.
O leilão público do terreno, localizado na Av. São Cristóvão, nº 1.200, será realizado na próxima quarta-feira, às 14h30 (de Brasília), no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. O lance mínimo é de R$ 138.195.000,00 e deve ser feito à vista, conforme as normas do edital. Na segunda-feira, a Justiça Federal rejeitou o pedido de cancelamento do leilão feito pela Caixa Econômica Federal, administradora do fundo proprietário do terreno.
Para garantir a integridade da votação, houve uma medida peculiar: os celulares foram recolhidos antes da entrada no ginásio de votação. Os conselheiros usaram dispositivos semelhantes a calculadoras para registrar seus votos.
O novo vice de patrimônio do Flamengo, Marcos Bodin, anunciou que a estimativa de inauguração do novo estádio é para 15 de novembro de 2029, quando o clube completará 134 anos. Antes da votação, o presidente Rodolfo Landim fez um discurso de 15 minutos defendendo a aprovação da proposta.