Apresentado no Flamengo, Plata revela inspiração em Vini Jr. e projeta sequência da temporada

Nesta segunda-feira, o atacante equatoriano Gonzalo Plata foi anunciado pelo Flamengo por meio de uma coletiva de imprensa. Contratado junto ao Al-Sadd, do Catar, em vínculo definitivo válido até agosto de 2029, o atleta revelou, dentre outras respostas, que se inspira em Vinícius Júnior e explicou o motivo pelo qual escolheu atuar no clube carioca.

"Encontrei com David Luiz cantando e começamos a conversar. Disse que tudo que eu precisar, posso contar com ele. Arrascaeta igualmente falou comigo. Já fiquei mais tranquilo. Sei que minha adaptação vai ser boa. Vi muito Vinícius quando estava aqui. Vejo sempre vídeos dele quando estava aqui, o que fez para ganhar a torcida aqui, para poder fazer mesmo. Vi a Libertadores que jogaram e foram campeões. É incrível estar aqui, acho que vou gostar muito de jogar aqui", declarou.

Questionado sobre outras possibilidades e propostas nesta janela de transferências, Plata valorizou o Rubro-Negro e afirmou ter sido uma escolha fácil: "É um dos maiores clubes. Havia outros times interessados, mas é muito difícil colocar na balança o que é Flamengo e o que são as outras equipes. Não pensei, desejei estar aqui e fizeram o possível para isso acontecer".




O jogador de 23 anos também falou sobre a intensidade do futebol brasileiro e se mostrou motivado para contribuir com o elenco: "Tenho companheiros que jogaram aqui, falei muito com eles quando estava perto de vir para o Flamengo. Falaram que a intensidade é muito forte em relação ao clube de onde venho. Falaram que jogam muitos jogos durante o ano, então tem que estar bem fisicamente e mentalmente para render bem", disse Plata.

Pela equipe do Catar, Gonzalo Plata cravou 11 gols e distribuiu oito assistências em 31 jogos. Revelado pelo Independiente del Valle, o ponta direita soma passagens pelo futebol europeu, em clubes como Real Valladolid, da Espanha, e Sporting, de Portugal. No clube espanhol, em que teve mais destaque, anotou sete tentos e deu 12 passes para gols, em 67 compromissos.

Para finalizar, ele abordou as posições em que prefere atuar, mas respeitou a decisão do técnico Tite: "Quando falei com Tite, sabia que era um treinador respeitado, e sou privilegiado de poder jogar para ele. Me deu confiança quando cheguei, e no campo me deu muito mais. A partir daí, disse onde gostaria de jogar, mas a decisão é dele. Onde me colocarem, vou tentar fazer o melhor possível".



Apesar de já ter seu nome publicado no BID, o atacante não poderá estar à disposição de Tite no próximo jogo do Flamengo, contra o Bahia, pela Copa do Brasil. Isso porque ele não foi inscrito antes de iniciar as quartas de final da competição.

Com isso, Plata deverá fazer sua estreia pelo Flamengo no clássico contra o Vasco da Gama, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola no Maracanã às 18h30 (de Brasília).
Fonte: Gazeta Esportiva