Após um início de Copa Libertadores irregular, com a eliminação do Grêmio e apenas três vitórias na 1ª rodada da fase e grupos, o futebol brasileiro se recuperou.
Nas sete partidas disputadas, em seis os times brasileiros venceram. A exceção foi o Santos , que perdeu o seu segundo jogo consecutivo. América-MG , Flamengo , Fluminense , Internacional , Palmeiras e São Paulo triunfaram.
Com os resultados positivos e o bom futebol apresentado por alguns, os brasileiros passaram a liderar também algumas estatísticas positivas da competição. O Atlético Mineiro, por exemplo, apesar de ter marcado apenas três gols, foi o time que mais finalizou certo, 17, seguido de perto por Palmeiras e Flamengo, com 15, Internacional, 14, e Fluminense, 12, segundo dados do Footstats. Um top 5 todo formado por brasileiros.
O Atlético-MG , que bateu o América de Cali por 2 a 1, na terça-feira, ainda aparece no topo do ranking de cruzamentos tentados, 81, e assistências para finalização, 29. Nacho Fernández, com 24 levantamentos e seis passes para conclusão, é o principal destaque do elenco mineiro nestes fundamentos.
Apesar do alto volume ofensivo da equipe do técnico Cuca, quem tem o melhor ataque da Libertadores até o momento é o Palmeiras. Com duas vitórias em dois jogos, o time de Abel Ferreira já balançou as redes oito vezes. Cinco delas na goleada por 5 a 0 sobre Independiente del Valle, do Equador, esta semana. O Flamengo vem em segundo, com sete gols.
Comandado por Rogério Ceni, o Flamengo tem se destacado também em outros fundamentos: desarmes e inversões de jogo. Atuando com linhas altas grande parte do tempo, tentando manter o adversário sempre em seu campo defensivo, o Fla é quem mais roubou bolas até agora na competição, com 42. O destaque individual, curiosamente, não é um jogador de defesa, mas sim um meia de criação: Éverton Ribeiro (9). Já Filipe Luís (6) e Diego (5), hoje volante, giram o jogo. Dados que ajudam a explicar a forma do Flamengo atuar.
O São Paulo de Hernán Crespo, que também venceu os dois jogos, aparece em 1º apenas na lista de impedimentos, mas é segundo em outros três rankings: passes certos (1022), posse de bola (63,5) e interceptações (13). Daniel Alves, com 163 toques certos, é o segundo maior passador da Libertadores até agora.
Veja números da Libertadores após duas rodadas:
Dados do Footstats
Time com mais gols marcados: Palmeiras - 8
Time com mais finalizações certas: Atlético-MG - 17
Time com mais cruzamentos certos: Del Valle - 19
Time com mais passes certos: Del Valle - 1025
Time com mais posse de bola: Del Valle - 68%
Time com mais viradas de jogo certas: Flamengo - 23
Time com mais lançamentos certos: Del Valle - 45
?Time com mais assistências para finalização: Atlético-MG - 29
Time com mais assistências para gols: Palmeiras - 7
Time com mais desarmes certos: Flamengo - 42
Time com mais interceptações certas: Santos - 14
Time com mais dribles certos: Junior Barranquilla - 17
?Time com mais faltas sofridas: Fluminense - 48
Time com mais faltas cometidas: Argentinos Juniors - 44
Times com mais impedimentos: São Paulo, Internacional, Palmeiras, Santa Fe, LDU, Boca Juniors - 6