Após "aperitivo" em 2023, Diegão busca espaço no profissional do Flamengo e seguir sonho do pai

Em 2023 foi só um "aperitivo": o zagueiro Diegão fez sua estreia no profissional do Flamengo no empate em 1 a 1 com o Bangu no Carioca e jogou os 33 minutos finais da partida em Volta Redonda. Agora em 2024, o jovem de 20 anos quer mais após deixar o "frio na barriga" para trás:

Diegão com a medalha e o troféu de campeão sub-20 no Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

- Não estava esperando, estava no banco aquecendo normal. O Rodrigo Caio saiu do jogo, era o combinado com ele jogar um tempo, aí entrou o Noga e acabou acontecendo uma fatalidade com ele (lesão grave no joelho). Confesso que senti um pouquinho (frio na barriga), mas foi tranquilo. Já estava preparado e esperando por aquele momento. Gostaria que fosse no Maracanã, já estive no banco lá, mas Deus quis que fosse no Raulino.

Bicampeão brasileiro (sub-17 e sub-20), Diegão estoura a idade da base em 2024 e terá a árdua missão de buscar espaço num grupo profissional repleto de estrelas . Um desafio e tanto, mas para ajudar ele e outras crias do Ninho do Urubu terão novamente o Campeonato Carioca para mostrar serviço. Como o Flamengo fará parte da pré-temporada nos Estados Unidos, o clube jogará com um time alternativo algumas rodadas do início do Estadual. E o zagueiro já está de olho nisso:

Diegão ao lado de Vidal em treino no profissional do Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

- Sim, com certeza. Vou aproveitar essa oportunidade que pode acontecer. Vou me preparar muito bem para dar meu melhor - afirmou o defensor, que era capitão no sub-20 e fazia dupla com Cleiton, que desde o ano passado já começou a ser integrado ao profissional.

- A gente formava dupla na base desde o sub-17, quando ele chegou. Já temos esse entrosamento.

Diegão na seleção brasileira sub-17 em 2019 — Foto: Arquivo Pessoal

Diegão tenta realizar o sonho de virar jogador profissional e também seguir o do pai. Nascido em Nova Iguaçu, ele é filho único de Edson Baiano, meia-atacante que começou na base do Flamengo , chegou a jogar com Ronaldo Fenômeno no São Cristóvão e passou por Goiás, Felgueiras em Portugal e por vários times de menor expressão no Brasil nas décadas de 80 e 90.

- Ele fala que jogou mais do que eu (risos). Alguns amigos nossos também falam: "Pô, você tinha que ter visto seu pai jogar. Quero ver se você vai chegar a um pouquinho do seu pai". Eu digo: "Vamos ver, né?" Ele jogava de meia-atacante. Eu gostaria de ser, mas não deu muito certo (risos), aí ele me transformou em zagueiro. Ele falou assim: "Dá um passo atrás que é melhor". E a gente foi construindo aquilo, trabalhando, e resultou no Flamengo .

Diegão ao lado do pai e ex-jogador, Edson Baiano — Foto: Arquivo Pessoal

Diegão é considerado uma promessa, passou pelas seleções de base sub-15 e sub-17 (também já foi chamado para um período de treinos com a seleção olímpica) e tem multa rescisória de € 70 milhões de euros (R$ 374 milhões na cotação atual) . A projeção que o pai não conseguiu na carreira se transformou em esperança da família no filho, que lida bem com a "pressão":

- Sonho meu e dele também (alcançar o sucesso que o pai não conseguiu). Quando era menorzinho tinha muita pressão (risos), mas conforme foi passando o tempo fui ganhando maturidade também. A gente conversa muito, ele assiste aos jogos, fala o que eu poderia ter feito, então é mais uma ajuda. Antes de chegar ao Flamengo , sempre treinei com ele, sempre teve essa parceria. Agradeço muito a ele por tudo que aprendi - contou, revelando seus maiores sonhos:

- Dentro do Flamengo é conquistar uma Libertadores, e na carreira é jogar uma Champions League.

Diegão, zagueiro do sub-20 do Flamengo, no Ninho do Urubu — Foto: Thiago Lima

Antes de pensar no Carioca, Diegão vai se despedir das categorias de base jogando a Copinha agora em janeiro. Capitão, ele será um dos mais experientes da equipe ao lado do meia Evertton e fará parte do grupo nos três primeiros jogos. Depois, voltará para se juntar ao grupo do profissional. O Flamengo estreia na Copinha na próxima sexta-feira contra o São José-RS, e no Estadual o time alternativo assume na segunda rodada, contra o Nova Iguaçu dia 21 no Almeidão, em João Pessoa.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte