No próximo dia 6 de dezembro, o Flamengo completará 15 anos do hexa (conquista somando cinco títulos do Campeonato Brasileiro mais um da Copa União de 1987). E uma revelação daquela época foi feita só recentemente por Adriano Imperador. Lembra da história da queimadura no pé esquerdo do artilheiro na reta final de 2009?
Faltavam duas rodadas para terminar o Brasileirão, e o Flamengo disputava o título com Internacional e São Paulo. Para seguir na briga, o Rubro-Negro precisava vencer o Corinthians em Campinas (SP), no domingo de 29 de novembro, sem o seu principal jogador e artilheiro: Adriano sofreu uma queimadura na parte interna do calcanhar do pé esquerdo entre quarta e quinta-feira daquela semana.
Com uma bolha inflamada no local, o Imperador não conseguia sequer treinar e foi cortado da viagem pelo departamento médico em uma entrevista coletiva com torta de climão na sexta-feira. A imprensa noticiou que Adriano havia se queimado no escapamento de uma moto, versão negada com veemência pelo atacante na época:
- Manda provar. Um vai falar que foi em uma churrasqueira, outro vai falar que foi no ferro (da moto). Vão dizer que é por isso ou aquilo, mas tenho minha consciência tranquila. Estava em casa, e tem umas luzes que ficam no jardim. Estava passando e, quando virei, meu pé encostou na lâmpada. Se fosse de moto, eu falaria. Espero que tenham o bom senso de não começar a inventar um monte de coisas - declarou Adriano.
- Não sei se foi queimadura na moto, na lâmpada ou na água quente. E nem sou cirurgião plástico para avaliar o tipo de machucado - saiu pela tangente o médico José Luiz Runco, que deu coletiva ao lado do atacante.
O Flamengo , mesmo desfalcado de seu artilheiro, venceu o Corinthians e assumiu a liderança. O Imperador voltou ao time na última rodada, contra o Grêmio no Maracanã, mas ainda não estava 100% recuperado. Por causa da dor, ele chegou a usar uma chuteira rasgada no calcanhar. Sem estar na condição ideal, Adriano não fez gol, mas participou do primeiro que iniciou a reação para a vitória de virada por 2 a 1, ao disputar a bola que sobrou limpa para o chute de David Braz (veja no vídeo acima) .
Ronaldo Angelim, autor do segundo gol e herói daquele título, reuniu no último mês de agosto os ex-companheiros em Juazeiro do Norte para um jogo de comemoração pelos 15 anos do hexa (veja no vídeo acima) . E pediu para Adriano autografar um dos pares de chuteiras que o atacante usava na época e lhe deu de presente após a temporada de 2009. Enquanto o ex-zagueiro filmava a assinatura, o Imperador admitiu:
- Lembra disso, que eu rasguei aqui atrás (apontando para o calcanhar da chuteira)? Que eu fui na moto e falei que foi na luz... (Risos) Falei que foi na luz do jardim de casa. Mentira da p... (Risos) - admitiu no vídeo que foi postado por Angelim nas redes sociais (veja no topo da matéria) .
Angelim, então, teve a ideia de usar a relíquia que guardou do Imperador para ajudar o projeto que tem em Juazeiro do Norte: o R4, time feminino de futebol do qual é presidente. O ex-zagueiro lançou uma rifa que vai ser sorteada pela Loteria Federal, ao valor de R$ 0,99 por bilhete, tendo como prêmio a chuteira autografada e também uma bola assinada pelos seus ex-companheiros de Flamengo .
A iniciativa tem como finalidade ajudar a custear as despesas para a temporada. O R4 se prepara para disputar o Campeonato Cearense Feminino, que começa no fim de outubro, e pelo Estadual buscar uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025. Além disso, o projeto de Angelim também participa do Campeonato Cearense Feminino Sub-17.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv