Vinte clubes, sete países, três continentes, 11 títulos: este é o resumo da carreira de Reinaldo. A atacante decidiu aos 40 anos encerrar seu ciclo como jogador após 20 anos desde que estreou como profissional pelo Flamengo, durante o Campeonato Carioca de 1999.
O Brasiliense foi sua última casa, e com a eliminação da equipe da Série D do Campeonato Brasileiro, Reinaldo decidiu iniciar uma nova trajetória. Mas com a certeza da realização e do dever cumprido.
- Agora fica a saudade por ter realizado um sonho de criança, que foi jogar e ser campeão pelo Flamengo, meu clube do coração. Acho que tive uma carreira vitoriosa, dando o máximo por onde passei e vestindo a camisa de grandes clubes. Cumpri minha meta e venci - destacou ele ao GloboEsporte.com.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/03/31/galeria392_310318_165600_2.jpg)
Brasiliense foi o último clube da carreira de Reinaldo, que jogou até os 40 anos — Foto: Rafaela Feliciano / Brasiliense F. C.
Reinaldo se diz o “último dos moicanos” de uma geração do Flamengo que foi destaque no tricampeonato carioca do Flamengo de 1999 a 2001: Julio César, Juan, Cássio e Alessandro, entre outros. Mas o agora ex-atacante também conquistou títulos por clubes como São Paulo e Paris Saint-Germain, além de ter defendido Santos e Botafogo, entre outros. Segundo suas contas, marcou 347 gols na carreira.
De férias no Rio de Janeiro, Reinaldo promete em breve se dedicar ao projeto de ser treinador.
- A partir de outubro vou fazer cursos na CBF e me qualificar de todas as formas possíveis. Quero aproveitar os contatos que fiz como jogador para fazer estágios e aprender, porque o futebol mudou muito. Principalmente na parte tática – explicou.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/04/25/reinaldo.jpg)
Reinaldo foi revelado pelo Flamengo, pelo qual conquistou três títulos do Campeonato Carioca — Foto: Agência O Globo
No momento de lembrar os momentos marcantes da carreira, Reinaldo não esquece as finais do Campeonato Carioca de 1999. Menos de uma semana depois de atuar pelos juniores, o atacante foi chamado pelo então técnico Carlinhos para ser titular da equipe no primeiro jogo da decisão contra o Vasco substituindo Romário, machucado.
- O Romário me viu num jogo-treino do Flamengo e me indicou para os profissionais. O Zico também foi muito importante na minha carreira. Além de ser um ídolo, sempre me apoiou quando trabalhamos juntos.
Confira um resumo da carreira de Reinaldo
Clubes
Barra da Tijuca
Flamengo
São Paulo
Paris Saint-Germain (França)
Kashiwa Reysol (Japão)
Santos
Al-Ittihad (Arábia Saudita)
JEF United (Japão)
Botafogo
Suwon Bluewings (Coreia do Sul)
Figueirense
Bahia
Guangdong Sunray (China)
Paraná
Metropolitano
Luverdense
Inter de Lages
FC Goa (Índia)
Boavista
Brasiliense
Títulos
Campeonato Carioca (1999/2000/2001)
Copa Mercosul (1999)
Copa dos Campeões (2001)
Supercampeonato Paulista (2002)
Copa da França (2004)
Campeonato Saudita (2007)
Campeonato Paulista (2006)
Campeonato Baiano (2012)
Campeonato Brasiliense (2017)