Antes da Libertadores, Tite promete Flamengo ofensivo: "Não vou tolher a capacidade criativa"

O Flamengo conheceu essa semana o seu grupo e os primeiros adversários na busca pelo tetra da Conmebol Libertadores. E a expectativa da torcida está alta com o bom início de temporada do time em 2024, somando Campeonato Carioca e amistoso: após 13 jogos comandados por Tite, o Rubro-Negro segue invicto com 10 vitórias e três empates. E fez 27 gols e sofreu apenas um, no amistoso contra o Orlando City nos Estados Unidos.

Uma defesa forte foi marca justamente do título que o técnico conquistou no principal torneio da América do Sul em 2012, quando comandou um Corinthians que sofreu só quatro gols em 14 jogos e no ataque marcou 22. Antes de sua primeira Libertadores com o Flamengo , Tite voltou a destacar o equilíbrio da equipe e prometeu um Rubro-Negro ofensivo:

- Uma equipe que só se defende e prima por não tomar gol vai perder. Uma equipe que desequilibradamente busca só fazer gol e abre mão de ser consistente e organizada vai perder. Ou tem muito mais chances de perder. Quando ela consegue estabelecer um ponto de equilíbrio nessas duas situações, aí sim vejo uma grande equipe. (...) Então eu não vou tolher a capacidade criativa de uma equipe que tem um DNA criativo. E mesmo do Corinthians, se você pegar, o saldo dela com jogadores agressivos e criativos... Então é equilíbrio. É desafiador eu estar equilibrado no meu dia a dia (risos) - declarou em entrevista gravada durante Content Day, da Conmebol Libertadores.

Tite em Flamengo x Fluminense, pelo Campeonato Carioca — Foto: André Durão / ge

Tite tem a menor média de gols sofridos entre técnicos do Flamengo nos últimos 10 anos . Somando os números no Rubro-Negro desde o ano passado, são 25 jogos com 17 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Foram 45 gols a favor e 12 contra, um saldo de 33.

- Em termos de número, análise quantitativa, o saldo de gols é uma referência. Quando eu olho uma tabela, mais do que os gols tomados, olho o saldo de gols. Aí tenho uma noção, ele é um parâmetro de equilíbrio. Essa é a minha busca, esse é o meu ideal de equipe. Às vezes no transcurso dela vai ser mais de um jeito. No ano passado, no Flamengo , vencemos sete de 12 jogando contra as cinco equipes que estavam melhor colocadas. Com aproveitamento igual à equipe que ganhou o título, o Palmeiras. Mas ela perdeu quatro, então desequilibrou em algum momento. Essa não é uma forma. O equilíbrio ela te dá. Temos poucos gols tomados e uma média de quase 2,5 gols por jogo.

A estreia do Flamengo na Libertadores será no dia 2 de abril, contra o Millonarios em Bogotá, na Colômbia. Antes, o Rubro-Negro faz o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, no próximo dia 30, no Maracanã.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte