Antecessor de Jesus, europeu vencia Libertadores há 29 anos; veja como foi

Em 5 de junho de 1991, o croata Mirko Jozic comandou o time do Colo-Colo na conquista da Copa Libertadores . A final entre o time chileno e o Olimpia terminou com o placar de 3 a 0, com gols de Luis Pérez (2) e Leonel Herrera, mais de 66 mil torcedores assistiram a partida no Estádio Monumental David Arellano. Pela primeira vez na história da competição, o Colo-Colo ergueu a taça mais cobiçada da América do Sul.

Jozic escalou os jogadores: José Morón; Eduardo Vilches, Gabriel Mendoza, Javier Margas e Lizardo Garrido; Miguel Ramírez, Juan Carlos Peralta, Luis Pérez e Jaime Pizarro; Rubén Espinoza e Marcelo Barticciotto. Dirigido por Luis Cubilla, o Olimpia entrou em campo com: Jorge Battaglia; Juan Ramírez, Silvio Suárez, Fermín Balbuena e César Castro; Remígio Fernández, Adolfo Jara, Luis Monzón e Jorge Guasch; Gabriel González e Carlos Torres.

O jogo de ida terminou empatado sem gols, deixando a decisão para a partida em Santiago. Logo aos 12 minutos do primeiro tempo, o Colo-Colo abriu o placar com Luiz Pérez. Cinco minutos depois, o atacante aumentou a vantagem. Vale ressaltar que Pérez foi a campo porque Mirko Jozic não pode contar com os titulares Ricardo Dabrowski e Rubén Martínez.

O resultado se manteve o mesmo no fim do primeiro tempo e na volta para a segunda etapa. O Colo-Colo dominou a partida inteira e não deu chances para o time do Olimpia. Quem decretou a conquista dos chilenos foi Leonel Herrera, que finalizou o placar de 3 a 0, com um gol aos 39 minutos do segundo tempo, e fez a torcida explodir na comemoração do tão sonhado troféu.

O título faturado pelo Colo-Colo em 1991 foi o único do clube na competição e quem conseguiu o feito histórico foi Jozic, o primeiro técnico europeu a conquistar a Copa Libertadores . Após 28 anos, o português Jorge Jesus repetiu o ato com o Flamengo, que bateu o River Plate na final e se tornou campeão em 2019.

Imagem: Divulgação/Colo Colo

Fonte: Uol