Análise: Pedro e Arrascaeta reconduzem Flamengo à liderança em goleada irretocável que lembra melhores dias

publicidade

O Maracanã viveu ontem uma destas tardes que fez a torcida do Flamengo se lembrar de que o time é um dos principais — senão o principal — favoritos da temporada. O 4 a 0 (fora o baile) sobre o Corinthians, pela 6ª rodada do Brasileirão, ainda traz certo alívio após a equipe de Filipe Luís oscilar nos últimos jogos. E, por fim, devolve o rubro-negro à liderança do campeonato, superando o Palmeiras, que perdeu para o Bahia por 1 a 0 em casa. Pedro, titular e cada vez melhor fisicamente, marcou duas vezes e foi o nome da goleada irretocável, fruto de uma avalanche ofensiva iniciada por Everton Cebolinha e Arrascaeta.

Essa foi a primeira vez que o camisa 9 iniciou uma partida desde que voltou da grave lesão no joelho esquerdo. Substituído apenas aos 34 minutos do segundo tempo, provou que está muito próximo da condição física ideal e mostrou à torcida uma exibição de gala.

— Voltei bem confiante, sabendo que respeitei cada fase do processo da recuperação. Hoje, poder fazer um jogo desse, com uma vitória por placar elástico. Agradecer aos companheiros e à comissão técnica — disse.

O técnico Filipe Luís exaltou o atacante:

— Não parece que ele tenha ficado tanto tempo fora. Vamos esperar que siga nessa evolução porque é um jogador de Copa do Mundo.

A equipe paulista foi assistida in loco pelo seu novo técnico: Dorival Júnior esteve em um dos camarotes do estádio. Todos podem agradecer pelo placar não ter sido mais elástico. Até Memphis Depay foi substituído com dores no primeiro tempo, período em que o rubro-negro transformou o adversário em presa fácil.

Pedro e Arrascaeta briharam em Flamengo x Corinthians — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Pedro e Arrascaeta briharam em Flamengo x Corinthians — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Os roteiros dos jogos do rubro-negro ficam mais previsíveis quando a equipe converte as oportunidades que têm logo no começo. Ontem, foi o contestado Everton Cebolinha que destravou os caminhos. Com quatro minutos, recebeu de Arrascaeta pelo lado esquerdo, levou para o meio e chutou no cantinho de Hugo Souza.

A partir daí, os 67 mil torcedores que esgotaram ingressos pela primeira vez neste Brasileirão jogaram com o time. Minutos depois, Pedro cabeceou na trave.

Seu momento no jogo teve de esperar, pois o Corinthians tentou responder, mesmo sem dispor de muitas armas. Carrillo obrigou Rossi a fazer mais uma boa defesa em sua consistente temporada. Porém, a saída de Memphis, aos 30, coincidiu com o fim do jogo.

Arrascaeta, novo artilheiro isolado do campeonato, marcou seu quinto gol em cinco partidas. Com a terceira assistência, dada para Cebolinha, o uruguaio tem oito participações em gols. Ontem, recebeu bola ajeitada de Pedro na frente da área, e venceu Hugo.

Falha de ex-goleiro

Aliás, o goleiro formado na base rubro-negra foi personagem no reencontro com a antiga torcida, que o vaiou toda vez que tocou a bola. Mas também aplaudiu. Minutos depois do segundo gol, Hugo entregou a bola no pé de Pedro, que bateu de primeira.

O primeiro tempo era suficiente, mas a torcida pedia "mais um", e o time queria mais aplausos. A retaguarda também os mereceu, graças às atuações de alto nível de nomes como Pulgar e Léo Pereira. O time chegou a cinco jogos sem levar gols.

Apesar de puxar o freio de mão no ataque, as chances apareceram. As substituições feitas por Filipe Luís mantiveram a rotação alta, e Hugo teve mais trabalho.

A dupla protagonista do jogo só arredou pé do campo após tornar o placar uma goleada. Arrascaeta sofreu pênalti de Igor Coronado. Pedro bateu alto para ser reverenciado por toda a torcida no Maracanã, que já gritava "olés" e provocava o Corinthians.

O rubro-negro agora vai a São Luís enfrentar o Botafogo-PB, na quinta-feira, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo