Análise: Flamengo tem atuação animadora em vitória e, mesmo com time misto, mostra valência importante com Filipe Luís

O Flamengo viveu o melhor dos mundos na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, ontem, no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, chegou aos 58 pontos e encurtou a diferença para o vice-líder Palmeiras para apenas três pontos. Além disso, ao poupar cinco titulares (Wesley, Léo Ortiz, Arrascaeta, Gerson e Gabigol) com foco no jogo de volta da final da Copa do Brasil, no domingo, contra o Atlético-MG, o técnico Filipe Luís conseguiu dar descanso a peças importantes e oferecer rodagem a outras, que se destacaram. Foram os casos de David Luiz, autor do gol da vitória, e Alcaraz, que fez sua melhor partida desde que foi contratado.

Vale ressaltar que o Galo também poupou jogadores na rodada, mas perdeu para o lanterna Atlético-GO e complicou sua situação na competição — 10º com 41 pontos.

Quanto à atuação, foi mais uma apresentação animadora sob o comando do treinador, que tem demonstrado a capacidade de manter a mesma organização tática e coragem para atacar, seja como mandante ou visitante. Contra um Cruzeiro que tem sido instável e de desempenho inferior neste início de trabalho de Fernando Diniz, o rubro-negro controlou a partida, principalmente até abrir o placar, aos sete minutos do segundo tempo.

Em cobrança de falta na entrada da área, David Luiz foi inteligente e aproveitou uma falha na barreira, que se abriu após uma movimentação equivocada de Marlon, para surpreender Cássio e marcar o gol. Titular pela primeira vez desde o fim de setembro, o zagueiro teve boa atuação nos 70 minutos em que esteve em campo. Além de demonstrar solidez defensiva, também se destacou nos passes verticais no início da construção ofensiva.

— O David é o tipo de jogador que faz o treinador ser melhor. O gol de falta que ele fez, o que eu tenho a ver com isso? (risos). Não treinamos, foi uma genialidade dele. Às vezes vocês me elogiam, mas isso foi uma sacada dele. Demonstra o grande jogador que ele é e a liderança positiva que ele traz para o grupo — destacou Filipe Luís.

Bruno Henrique em foco

Outro destaque do Flamengo foi Bruno Henrique, especialmente na primeira etapa. Alvo de operação de busca e apreensão do Ministério Público e da Polícia Federal na última terça-feira por suposto envolvimento com apostas esportivas, o atacante não só foi relacionado para a partida como vestiu a braçadeira de capitão na ausência de Gerson.

Em campo, o camisa 27 contribuiu para a vitória. Além de acertar uma bola na trave e criar outra jogada promissora no primeiro tempo, foi ele quem sofreu a falta que resultou no gol de David Luiz. Bruno Henrique permaneceu em campo por cerca de 70 minutos e, após o apito final, teve seu nome cantado pelos rubro-negros presentes no Independência. Por outro lado, precisou lidar com as ofensas e provocações da torcida cruzeirense.

— O Flamengo sempre tem semanas conturbadas. Isso faz parte da essência do clube. Conversei com o Bruno assim que soube da notícia. Ele estava muito tranquilo, pois sabe que é inocente. Peço que respeitem a presunção de inocência, já que o dano à sua imagem é muito grande. O processo pode, inclusive, ser arquivado novamente, como já ocorreu antes. Temos plena confiança nele, que é uma pessoa íntegra — pediu o técnico Filipe Luís.

O Flamengo agora tem dois confrontos contra o Atlético-MG pela frente: o primeiro, no dia 10, pela final da Copa do Brasil; o segundo, no dia 13, pela 33ª rodada do Brasileiro.

Fonte: O Globo