Análise: Flamengo mostra futebol incontestável e garante um pouco de calmaria em meio ao caos

A vitória por 2 a 0 em cima do São Paulo, neste sábado, no Maracanã, tem uma importância a mais para o Flamengo . O resultado ameniza a ebulição nos bastidores do clube desde que retornou ao Brasil após a Copa do Mundo de Clubes. Há uma certa tranquilidade mesmo diante do caos do caso Pedro.

O Flamengo jogou pressionado não pela fase dentro de campo, mas por tudo o que aconteceu nas últimas semanas: venda do Gerson, membro do departamento de futebol botando preço para vender Pedro, desistência da contratação de Mikey Johnston e, por fim, o camisa 9 fora da relação do jogo.

Flamengo x São Paulo gol Luiz Araújo — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Filipe Luís explicou na coletiva a decisão e justificou-a em função do comportamento de Pedro nos treinamentos. Então, vamos deixar o atacante para segundo plano e falar do jogo que manteve o Flamengo na liderança do Brasileirão.

O Flamengo apresentou no Maracanã o que pode ser considerada a sua melhor versão sob o comando de Filipe Luís: intensidade, marcação alta, controle de jogo e pouco (ou nenhum) sofrimento defensivo. Mas, claro, não deixou para trás um velho problema: a falta de efetividade.

O primeiro tempo foi o retrato de um Flamengo com muita intensidade e pouca efetividade. Foi um verdadeiro amasso e o São Paulo praticamente não conseguiu sair do meio-campo. Nas raras vezes em que os paulistas foram ao ataque não causaram qualquer perigo.

Luiz Auraújo comemora com Léo Ortiz seu gol pelo Flamengo contra o São Paulo — Foto: André Durão

O Flamengo entrou em campo com Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Allan, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Plata.

O time teve o controle praticamente de toda a primeira etapa, mas em alguns momentos manteve a bola concentrada no meio-campo sem chegar ao ataque para definição da jogada. Não à toa, Allan e Jorginho foram os que mais tocaram na bola. O camisa 21 inclusive foi um dos melhores do jogo - o seu primeiro em solo brasileiro por um clube brasileiro.

As melhores chances do primeiro tempo saíram dos pés de Léo Ortiz: primeiro, o zagueiro recebeu bola na entrada da área e finalizou cruzado. A bola explodiu no pé da trave, bateu nas costas de Rafael e ficou com a defesa do São Paulo. Na segunda, após passe de Arrascaeta na entrada da área, bateu no canto e obrigou Rafael e fazer boa defesa.

Nos minutos finais, Wesley recebeu na direita, invadiu a área, cortou o zagueiro e bateu cruzado. Rafael fez grande defesa e evitou o gol rubro-negro. Na sequência, Bruno Henrique achou Plata no meio da área. O equatoriano bateu de primeira, na marca do pênalti, mas errou o alvo e mandou para fora.

O controle não foi convertido em vantagem no placar, e o Flamengo foi para o intervalo no 0 a 0 - mesmo com 62% e 13 finalizações. Mas o segundo tempo começou do mesmo jeito para o Rubro-Negro.

Desta vez, a pressão surtiu efeito aos 16 minutos. Depois de boas chances com Bruno Henrique e Arrascaeta, Luiz Araújo dominou a bola na entrada da área e colocou na gaveta de Rafael, sem chance de defesa para o goleiro do São Paulo.

Com a vantagem no placar e diante de um adversário praticamente imóvel, o Flamengo passou a segurar mais o jogo e dar espaço para o São Paulo, que mesmo com mais campo para jogar pouco assustou Rossi. O goleiro argentino deixou o gramado como um mero espectador e não fez sequer uma defesa.

Filipe Luís mexeu na equipe: Jorginho, Arrascaeta e Bruno Henrique deram lugares para De la Cruz, Wallace Yan e Everton Cebolinha. Com gás novo, o Flamengo seguiu pressionando o São Paulo nos minutos finais.

Nos acréscimos, aos 50 minutos, Wallace Yan aproveitou o rebote da finalização de Luiz Araújo para ampliar o placar e garantir os três pontos e dias mais tranquilos ao Flamengo até a partida contra o Santos, na quarta-feira, fora de casa.

Não é possível garantir a paz e tranquilidade quando o assunto é Flamengo, mas uma vitória que mantém o time na liderança depois de uma semana conturbada nos bastidores precisa ser muito comemorada.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade