Análise: Fla sofre para furar retrancas e ataque cai; Zé pede concentração

O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro neste domingo e não aproveitou a chance que teve de diminuir a diferença de 12 pontos para o líder Corinthians. Apesar do empate, os números mostram que o Rubro-Negro teve mais posse de bola do que o adversário no Mineirão, na partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em contrapartida, não conseguiu converter o "domínio" em chances claras.

O Flamengo tem tido dificuldades para furar defesas consistentes, como se mostraram as de Cruzeiro e Grêmio (adversário que venceu por 1 a 0 na Ilha do Urubu, na última quinta-feira). Neste domingo, por exemplo, o Rubro-Negro, apesar de ter tido 63,4% de posse de bola, chutou só cinco vezes a gol, a metade dos mineiros.

O Cruzeiro, mesmo jogando em casa, entrou em campo para se defender e apostar nos contra-ataques. Provavelmente, estratégia do técnico Mano Menezes, confiando na dificuldade rubro-negra. A equipe de Belo Horizonte montou duas linhas de quatro bem próximas, e o Flamengo rodava a bola na intermediárea, com Diego, Éverton Ribeiro e Everton, além do auxilio dos volantes.

Em contra-ataques, sem contar o lance que resultou no gol de Sassá, o Cruzeiro teve a chance de marcar, mas o goleiro Thiago fez boas defesas. Apesar do domínio, o Flamengo pouco assustou o goleiro Fábio.

Contra o Grêmio, na última quinta-feira, o Rubro-Negro também teve amplo domínio (60,9% de posse de bola) e ainda finalizou bem mais - 23 contra quatro vezes (sete no gol, 10 para fora e seis bloqueadas). Na Ilha do Urubu, porém, para fugir da forte marcação tricolor, o time comandado pelo técnico Zé Ricardo apostou demais em cruzamentos. E o que falhou foi a pontaria: as finalizações foram fáceis para o goleiro adversário.

Depois da partida deste domingo, o treinador rubro-negro foi questionado sobre o caminho para voltar a apresentar as boas atuações, como contra Chapecoense, São Paulo e Santos (pela Copa do Brasil). Zé Ricardo admitiu a pressão pelo título do Campeonato Brasileiro e quer recuperar a concentração dos jogadores no momento de instabilidade para evitar erros.

- Você entrar numa competição e ser campeão é uma coisa. Entrar numa competição com a pressão de ser campeão é outra coisa. Estamos trabalhando a parte de concentração da nossa equipe para não só criar espaços, mas finalizar essas oportunidades. Tivemos oportunidades contra o Grêmio e hoje também, mas são duas grandes equipes. Não tem nenhuma fórmula mirabolante. Conheço só o trabalho duro - falou Zé.

O ataque do Flamengo é um dos mais produtivos do Campeonato Brasileiro, com 20 gols, atrás apenas de Grêmio, Fluminense e Corinthians. Nos últimos dois jogos, porém, marcou só uma vez, justamente após cruzamento na área (Everton aproveitou a assistência de Rodinei contra o Cruzeiro). Reflexo da dificuldade de furar bloqueios consistentes formados por duas linhas de quatro.

Fonte: Globo Esporte