Análise: Filipe Luís mexe mal, Flamengo se desmonta no segundo tempo e deixa liderança sob risco

Não dá para dizer que o Flamengo jogava bem, até porque criava pouco. Mas o Rubro-Negro tinha quase 70% de posse de bola, trocava três vezes mais passes e tinha o jogo sob controle na Vila Belmiro, apesar do 0 a 0 no placar que garantiria ao menos um ponto. Só que na metade final do segundo tempo, o time se desmontou e acabou derrotado pelo Santos. O 1 a 0, com gol de Neymar, deixa a liderança do Campeonato Brasileiro sob risco na rodada.

Flamengo caiu de rendimento após saída de Allan contra o Santos — Foto: Jota Erre / AGIF

Scout - Santos x Flamengo

Quesito Santos Flamengo
Posse de bola 34% 66%
Finalizações (no alvo) 8 (3) 10 (5)
Chances de gol* 5 3
Passes (precisão) 247 (80%) 718 (89%)
Desarmes 17 14
Escanteios 3 8
Faltas 16 15
Impedimentos 1 0

O Flamengo não passava uma partida em branco há dois meses ou 10 jogos: desde o empate em 0 a 0 com o Botafogo no Maracanã no dia 18 de maio . A verdade é que todo o favoritismo rubro-negro de antes de a bola rolar, contra um adversário ameaçado pelo Z-4, não se comprovou na prática. O time sofreu para furar a marcação do Santos em bloco baixo e mesmo superior no primeiro tempo teve só duas chances de gol:

Por outro lado, o time errava muito atrás (tinha Léo Ortiz em noite irreconhecível) e também cedeu duas chances de gol ao Santos:

Filipe Luís começou a mexer na equipe ainda antes do intervalo, ao inverter Luiz Araújo para o lado esquerdo e o tirando da direita, onde ele costuma render mais. E voltou para a etapa final com Léo Pereira no lugar de Ortiz, que sentiu um problema muscular. O time continuava melhor e teve a sua chance mais clara aos dois minutos, quando Arrascaeta deu um passe de cinema de calcanhar e deixou Plata cara a cara com o goleiro, só que mais uma vez Brazão salvou (veja no vídeo abaixo) .

O Santos, por outro lado, não conseguia ficar com a bola e nem assustar mais em contra-ataques. Aos 17 minutos, o domínio territorial rubro-negro levou Filipe Luís a arriscar para buscar a vitória. Mas ele acabou mexendo mal ao tirar Allan, que vinha sendo um dos melhores do time e dava a proteção na entrada da área, para colocar De la Cruz, que não entrou bem. E também sacou Luiz Araújo, que mesmo não fazendo um grande jogo tem sido decisivo, e apostou em Cebolinha, que não vive boa fase e voltou a entrar mal.

Plata parou em Gabriel Brazão em Santos x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O Flamengo se desmontou, e aos poucos o Santos foi ganhando campo e voltou a assustar. Dos 30 minutos para frente, o Peixe pressionou e teve três chances de gol:

Para sermos justos, Wallace Yan entrou bem no lugar de Bruno Henrique, mas demorou a ser acionado e ficou em campo só 17 minutos. E Juninho, chamado aos 41, praticamente não tocou na bola.

O Flamengo não perdeu a liderança na quarta-feira porque o Bragantino empatou, mas para manter a ponta terá que secar o Cruzeiro para perder. Os três times estão empatados com 27 pontos, só que o Rubro-Negro leva vantagem no saldo de gols e tem um jogo a menos.

Os jogadores voltaram ao Rio de Janeiro logo depois do jogo e se reapresenta no Ninho do Urubu na tarde desta quinta-feira. O Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 19h30 (de Brasília) no Maracanã, quando terá pela frente o clássico contra o Fluminense.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade