Análise: Falta de concentração coloca Flamengo em risco por vaga direta na Libertadores

Depois de tantas ambições na temporada, o objetivo que restou ao Flamengo nesta reta final é a classificação direta à Libertadores. A derrota para o Santos, a segunda consecutiva com Tite, não torna o objetivo dos mais fáceis. Com 50 pontos e ainda oito jogos para disputar, o elenco precisa superar a falta de concentração para encontrar a estabilidade necessária para encerrar o ano - minimamente - de forma positiva.

Os dois primeiros resultados com Tite até empolgaram o torcedor rubro-negro, que se esforçou para manter aceso o sonho do título. Foram vitórias contra Cruzeiro e Vasco. As duas derrotas, contra Grêmio e Santos, foram como um banho de água fria e trouxeram à tona o previsível Flamengo de 2023.

A falta de concentração, a instabilidade, o relaxamento e a (falsa) sensação de jogo resolvido são características sintomáticas neste Flamengo . Independe do técnico. O time, que já teve Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e agora tem Tite, acumula oito derrotas de virada somente neste ano - fica atrás somente do América-MG que tem dez.

Bruno Henrique é atingido por copo d'água por torcida do Flamengo — Foto: Reprodução

Tite, que ainda está em início de trabalho e, além de todas as questões táticas e técnicas, precisa encontrar o caminho para recuperar o mental do elenco. Contra o Grêmio, um apagão fatal fez o Flamengo tomar três gols em 10 minutos. Contra o Santos, o time se desestabilizou após a expulsão de Gerson e, sem conseguir ampliar o placar, viu Joaquim Henrique ter a felicidade de acertar um chute no apagar das luzes.

No Mané Garrincha, o Flamengo repetiu um roteiro que já é bem comum na temporada: falta sabedoria para administrar o jogo. O equilíbrio, por vezes, se confunde com passividade. Uma adversidade é suficiente para desestruturar o que parecia bem controlado.

Se o gol de empate já mexeu com o psicológico, a expulsão de Gerson, que mais uma vez não foi bem como segundo volante, dificultou ainda mais as coisas. O Rubro-Negro se viu com um a menos por mais de 45 minutos, demorou a encaixar um novo posicionamento, não aproveitou nenhuma oportunidade e se tornou refém.

SCOUT

FLAMENGO SANTOS
1 GOLS 2
8 FINALIZAÇÕES 15
5 FINALIZAÇÕES NO GOL 5
3 FINALIZAÇÕES DEFENDIDAS 3
1 ESCANTEIOS 6
54% POSSE DE BOLA 46%

A derrota reforça que a briga do Flamengo é somente pela vaga direta na Libertadores. Os quatro primeiros se classificam para fase de grupos. Se o campeonato terminasse hoje, o clube que arrecadou mais de R$ 1 bilhão em nove meses estaria fora da zona de classificação. Se não disputar a Libertadores em 2024, o prejuízo vai além do esportivo e afeta diretamente o orçamento financeiro.

- O objetivo é a classificação direta para Libertadores. É isso desde o início, coerentemente falando - disse Tite em coletiva.

Para cumprir o objetivo, que é um dos motivos de ter aceitado o trabalho ainda em 2023, Tite precisará encontrar o bom futebol de peças renomadas e multicampeãs pelo clube. Apesar do gol, Pedro está longe do desempenho que o tornou o principal artilheiro do time no ano. Gabigol vive o pior momento desde que chegou ao Flamengo . Nem a sequência de quatro jogos no banco foi capaz de motivar o atacante em busca da volta por cima. Bruno Henrique, que se destacou no segundo semestre, começou a oscilar e não fez nenhuma boa partida recentemente.

Flamengo x Santos: Pedro — Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Na briga pelo G4, o próximo compromisso do Flamengo é contra o Fortaleza, no domingo, na Arena Castelão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, Tite terá três dias de treinamento em busca da escalação ideal para reencontrar a vitória na competição.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte