Amigos, amigos... Flamengo recebe o São Paulo em reencontro de Filipe Luís e Juanfran

Após mais de 300 jogos pelo Atlético de Madrid e de um fim de ciclo quase simultâneo no clube espanhol, Filipe Luis e Juanfran atravessaram o Oceano Atlântico rumo ao futebol brasileiro. O lateral-direito escolheu o São Paulo, enquanto o lateral-esquerdo optou pelo Flamengo. Hoje, às 19h, no Maracanã, eles se reencontram no duelo do Rubro-Negro com o Tricolor paulista, pela 22ª rodada. Amigos, amigos, negócios à parte.

O Flamengo, com 48 pontos, briga para chegar ao nono triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro e seguir com certa folga na liderança da competição (o Palmeiras, vice, tem 45). Já o São Paulo, sexto colocado (35), ainda se recupera da saída do técnico Cuca e estreia Fernando Diniz como o novo treinador para tentar subir ao G4.

Onze jogos depois, Filipe Luis pode dizer que vive adaptação mais tranquila ao futebol brasileiro em relação ao amigo espanhol. Foram nove vitórias, um empate e uma derrota. Juanfran, por sua vez, esteve em oito partidas, com três triunfos, outros três resultados negativos dois empates. Em duas ocasiões ficou como opção no banco de reservas. Para Filipe Luís, o começo difícil não impedirá Juanfran de triunfar por aqui.

— É um cara inteligente, que lê o jogo taticamente. Vai acrescentar muito ao São Paulo, mesmo o time não passando por um momento legal — afirmou o rubro-negro.

Diferentemente de Filipe Luis, Juanfran não tentou renovar seu contrato no clube espanhol em junho, quando ambos encerraram o ciclo. Queria aventurar-se no Brasil aos 34 anos, como conta a jornalista do MARCA, Virtudes Sánchez.

—Queria sentir como era jogar um futebol diferente, o berço do futebol criativo.

A volta de Filipe Luis ao Brasil demorou a ser definida, mas o coração flamenguista pesou junto com o aval da família de tentar manter o alto nível mesmo aos 34 anos. Alheio ao reencontro, outro lateral promete roubar a cena atuando pelo meio-campo do São Paulo. Daniel Alves, titular da seleção brasileira com Filipe Luis em diversas ocasiões.

O lateral esquerdo do Flamengo se vê em patamar inferior ao do companheiro de camisa amarela:

— Dani tem o recorde de títulos e tem peso mundial. A contratação dele foi uma das cinco maiores do futebol brasileiro. Gosto de passar desapercebido e quero ajudar o Flamengo. São contratações diferentes, em situações diferentes e em clubes diferentes.

Fonte: Extra