Prestes a ser anunciado pelo novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que tomará posse nesta quarta-feira, o diretor esportivo José Boto se despediu dos jogadores do NK Osijek, da Croácia. Ele publicou uma foto junto ao elenco do time com a seguinte legenda: "O melhor do futebol, além da bola e dos jogadores, a amizade. Obrigado a vocês".
Além da equipe croata, o profissional de 58 anos tem passagens por Benfica-POR, Shakhtar Donetsk-UCR e PAOK-GRE. No clube português, atuou ao lado do técnico Jorge Jesus, que viria a se tornar ídolo rubro-negro. Foi no Estádio da Luz que Boto ascendeu na carreira. Ex-treinador de clubes distritais, foi olheiro e se tornou coordenador de scouting dos encarnados em 2010, posição que ocupou até 2018. Em sua passagem, o Benfica descobriu nomes como os volantes Axel Witsel e Matic, o zagueiro Lindelof, o goleiro Oblak e o atacante Luka Jovic.
No Shakhtar, pelo qual seguiu como diretor de scouting, integrou gestão vitoriosa. De 2018 a 2021, passou por um período em que o clube voltou se voltou mais ao mercado interno e à base. A equipe venceu o Campeonato Ucraniano em duas oportunidades enquanto esteve lá.
Boto ainda passou dois anos e meio no PAOK, seu primeiro trabalho no cargo de diretor esportivo e pelo qual foi campeão nacional. Em janeiro deste ano, assumiu o Osijek, um projeto alternativo que busca diminuir a distância do clube (hoje, quinto colocado na liga do país) para grandes potências locais, como o Dínamo de Zagreb.