Alô, Flamengo! Marceneiro dá dicas para sala de troféus após os três títulos

No ano passado, em apenas um fim de semana, o Flamengo foi campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro (antecipado). Em 2020, em dez dias, mais três títulos: Supercopa do Brasil, Taça Guanabara — primeiro turno do Estadual — e a Recopa Sul-Americana. Com tanta taças, aumentar a sala de troféus virou uma necessidade no Rubro-Negro.

Para dar uma ajuda, o EXTRA conversou com gente que entende do assunto. O marceneiro Edson Henrique, o Dedé, que trabalha numa loja no Centro, deu dicas. De acordo ele, o ideal é construir uma estante para exibir os troféus — atualmente, o clube os guarda em pilares e em degraus em uma sala dentro da sede, na Gávea.

— É difícil organizar tantos troféus. Tem muita taça para guardar e por isso precisa ser uma madeira mais forte na estante para segurar o peso e aguentar. Se quiserem, podem chamar a Nação para ajudar — conta o rubro-negro, de 50 anos, que trabalha há oito em marcenarias.

Leia mais:

Amizade de Jesus com atletas do Flamengo o tornou mais leve, não menos rigoroso; entenda

Campeão da Recopa, Jorge Jesus tem mais títulos que derrotas pelo Flamengo

A madeira escolhida por Dedé foi o cedrinho, que custa entre R$ 50 e R$ 70 o metro. Para a construção, a estante ideal depende da largura e da altura desejadas pelo Flamengo, mas o marceneiro sugere uma peça com 2 metros de largura e 30 centímetros de altura. O trabalho é feito a partir do desenho enviado pelo cliente e produzido pela empresa onde trabalha.

— Eu colocaria uma mão francesa (método utilizado utilizada na fixação de prateleiras). Posso fazer no sentido horizontal ou vertical, depende muito da maneira que o Flamengo deseja e como o marceneiro trabalha — conta Dedé, que desejou sorte para quem tiver que guardar as taças no clube:

— A dica que dou para essa pessoa é a seguinte: arrumar mais espaço, pois teremos mais títulos.

Marceneiro Edson henrique, o Dedé, que é torcedor do Flamengo
Marceneiro Edson henrique, o Dedé, que é torcedor do Flamengo Foto: ROBERTO MOREYRA / Agência O Globo

Levantar muitas taças, especialmente em sequência, precisa de força. E isso impacta diretamente nos jogadores. O profissional de educação física André Habib, de 43 anos, destaca todo cuidado ao repetir o movimento. As articulações do ombro e do cotovelo são as que mais precisam ser preservadas. Cada troféu pesa cerca de 10 kg:

— O ideal é sempre pegar as taças com as duas mãos, pois com uma só você pode ter uma lesão no ombro por ser o primeiro movimento articular. Você acaba fazendo uma flexão de ombro. Depois, para erguer a taça, você faz uma extensão de cotovelo para trabalhar a musculatura do tríceps.

Leia também:

CBF divulga tabela do Brasileirão 2020; Flamengo estreia contra o Atlético-MG

Até mesmo o momento em que os presidentes das federações entregam os troféus para serem erguidos são importantes.

— Dez quilos não é um grande peso, mas o Flamengo está levantando taças a cada jogo. São dez, mais dez, mais dez. Se contar só as que o Mister ganhou, são 50 kg. Tem que contrabalancear esse peso (risos). O ideal é pegar uma de cada vez — brinca André, que também é personal trainer.

Fonte: Extra