Alex não hesitou em responder quando foi questionado por Filipe Luis qual a maior dificuldade que encontrou no início da carreira de treinador.

Anunciado como treinador do sub-17 do Flamengo em janeiro, meses depois de se aposentar dos gramados, Filipe Luis aproveitou a presença de Alex no programa Bola da Vez , que vai ao ar neste sábado, às 21h, com transmissão pela ESPN no Star+ , para tirar algumas dúvidas sobre a nova função.

"Qual foi a sua maior dificuldade quando começou a ser treinador de futebol?", questionou Filipe Luis.

A primeira oportunidade de Alex foi no sub-20 do São Paulo . O ex-meia lembrou que assim que recebeu o convite procurou se cercar de profissionais experientes. Ex-treinador de futebol e futsal, PC de Oliveira foi o escolhido para ser seu auxiliar.

"Para mim sem dúvida (o mais difícil) foi dar treino. Dar treino foi o mais complicado, tanto que eu vou atrás de um auxiliar mais velho com mais experiência que eu, o PC de Oliveira. Uma das coisas que eu queria era utilizar situações de futsal, então eu conversava muito com o PC para entrarmos em um acordo", lembrou Alex.

"Eu lembro da minha primeira reunião de comissão técnica no São Paulo . Eu falei: 'o juvenil daqui sou eu, vocês vão ter que me ajudar a controlar as coisas, colocar em prática o que aprendi em sala de aula, como intervenções no treino, como líder com os jogadores individualmente, quando subir o tom, quando abaixar o tom. Vocês vão ter total liberdade para chamarem minha atenção", completou.

Depois de duas temporadas no sub-20 do São Paulo , Alex recebeu uma proposta para assumir o profissional do Avaí no início de 2023. O ex-meia ficou cinco meses no cargo, deixando o cargo depois de 18 jogos. Foram seis vitórias, quatro empates e oito derrotas.