Além da altitude: os problemas enfrentados pelo Flamengo em jogo da Libertadores

publicidade

A temida altitude de Quito foi apenas um dos adversários enfrentados pelo Flamengo no empate sem gols com a LDU, na última terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A parte física, um desfalque inesperado e o planejamento para ter o melhor time em campo foram outros contratempos do time carioca no Equador.

A ideia de Filipe Luís era colocar em campo uma equipe forte fisicamente e que sofresse o menos possível os efeitos dos mais de 2.850 metros de altitude da cidade. Não à toa, o treinador passou os últimos dias montando um plano de jogo para neutralizar a LDU.

- Optamos por um plano de passes mais curtos. Sabemos que o adversário também cansa, por mais que eles já estejam aclimatados aqui. Queríamos fazer com que corressem atrás da bola, para não terem o volume que fazem na casa deles. Assisti a muitos aos jogos e é impressionante o volume que eles têm em casa. (...) Eles te empurram e você não consegue sair - comentou em coletiva.

Neste plano de jogo, o equatoriano Gonzalo Plata era peça-chave no time titular desenhado pelo treinador. E essa foi a primeira dor de cabeça de Filipe Luís. O atacante sentiu dores no joelho direito durante o treinamento em Quito, mas acabou não reunindo condições sequer de ficar no banco de reservas na partida pela Libertadores.

– Foi muito triste. Tinha muita vontade em ajudar a minha equipe em campo, estar com eles desde o primeiro minuto do jogo. Se não entrar em campo, pelo menos que estivesse no banco para apoiá-los. Mas infelizmente o joelho jogou contra mim, tive um desconforto que me impediu de jogar. Hoje fizemos um teste na academia antes de irmos para o estádio, não consegui ter forças com o joelho. Fiquei muito triste, porque todo o meu país estava muito ansioso por ajudar aqui contra a Liga de Quito. Mas não tive sorte, agora só tenho que ter calma, me recuperar e esperar estar pronto para o jogo com o Corinthians – disse Plata.

Além de Plata, Filipe Luís poupou o zagueiro Léo Pereira, que é um dos atletas com maior minutagem na temporada, e optou pela entrada de Danilo na defesa ao lado de Léo Ortiz. O Flamengo ainda teve os desfalques de Allan, De la Cruz e Alex Sandro, que sequer viajaram com a delegação.

A altitude afastou a dupla de volantes e quase trouxe um novo problema para Filipe Luís. Já em solo equatoriano, Bruno Henrique foi o único atleta a precisar de auxílio de oxigênio. O atacante relatou dores no peito, dor de cabeça e dificuldade para respirar. BH fez o tratamento antes da partida e no intervalo.

- É sempre complicado vir jogar na altitude. A gente ficou bastante com a bola, então isso ajuda um pouco. Mas às vezes no controle da bola, quando tem que pressionar é um pouco diferente do que estamos habituados. Mesmo assim criamos chances para ganhar o jogo - comentou Arrascaeta na zona mista.

Gerson em ação no LDU x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Outros jogadores sentiram os efeitos da altitude. Ainda durante o aquecimento, o goleiro Matheus Cunha chegou a brincar e perguntou: "Cadê o ar? Não vem". Durante a partida, Gerson conversou rapidamente com um jogador da LDU e leva a mão no peito para relatar a dificuldade para respirar.

Conforme os lances aconteciam era possível ver os atletas puxando o ar fortemente para dar continuidade nas jogadas. Wesley, Evertton Araújo, Danilo, Ortiz e Pulgar foram outros que precisaram de alguns segundos para respirar com calma em determinados momentos. Na saída de campo, Pedro comentou sobre as dificuldades.

– Estou buscando melhor nível físico. Aqui, ainda maior porque falta ar. Puxa e não vem. Estou voltando aos poucos, pegando ritmo e procurando melhorar – disse o centroavante.

– Sempre dificil jogar aqui. Até você se acostumar, eles tomam conta do jogo – avaliou Léo Ortiz.

Filipe Luís em LDU x Flamengo — Foto: REUTERS/Cristina Vega

A sorte é que a altitude ficou no passado, pelo menos por enquanto. O Flamengo agora se concentra em recuperar Plata para a sequência de jogos da temporada, além de Alex Sandro que está em tratamento de um edema na coxa esquerda.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte