Ainda sem acerto com Flamengo, Tite já vira assunto entre jogadores

No Maracanã, após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, foram poucas as palavras sobre Tite. Ninguém da diretoria do Flamengo tratou do assunto e a ordem é silêncio até que as negociações terminem - com otimismo de um "final feliz" para o trabalho começar ainda em 2023. Para ser mais preciso, na Data Fifa que se inicia depois do jogo contra o Corinthians, no próximo sábado.

Tite deixa o comando da seleção brasileira após 81 jogos — Foto: Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images

Até lá, a direção do futebol vai seguir com Mário Jorge. O técnico do sub-20, que se colocou à disposição para ajudar o Flamengo como parte de sua obrigação de funcionário, será o treinador contra o Corinthians na Neo Química Arena. O elenco folga neste domingo e tem reapresentação marcada para segunda-feira, quando o interino iniciará a preparação para o segundo jogo seguido no comando da equipe principal. Mas o tema Tite permeia os bastidores do clube. Ainda no Maracanã, Rossi e Fabrício Bruno falaram sobre a possível chegada do treinador ex-Seleção:

- Eu acho que é um grande técnico. Foram seis anos na seleção brasileira. Ele é muito importante para o país. A gente não tem pressa de uma solução rápida, isso depende da diretoria. Só pensamos em treinar, jogar e fazer o melhor dia a dia. Temos um jogo importante contra o Corinthians na semana que vem e temos que ganhar. A gente só se preocupa com o dia a dia, treino e jogo. O que não depende de nós, temos que esperar o tempo necessário - comentou o goleiro.

- Independentemente de quem venha, a gente segue trabalhando. O Tite dispensa comentários. É um cara que é entendedor de futebol, treinador de seleção brasileira, Copa do Mundo. Se for ele, vem para somar e eu vou estar de braços abertos para acolher da melhor maneira possível, fazendo grandes jogos e grandes temporadas - declarou o zagueiro.

Mário Jorge, técnico interino do Flamengo, comanda contra o Bahia — Foto: Divulgação / Flamengo

A "Operação Tite" começou há mais de um mês. Num primeiro momento, o Flamengo o sondou para saber se havia acerto com algum clube para 2024, o que os representantes de Tite negaram. O que havia eram contatos, como o que existe hoje do Rubro-Negro. O treinador ficou lisonjeado com o convite, mas ainda precisa ser convencido de antecipar a volta ao futebol brasileiro.

O Flamengo segue otimista pelo acerto com Tite, mas entende que é uma negociação a ser discutida com muita cautela. O prazo rubro-negro é ter um novo comando para a Data Fifa. Sendo assim, tem uma semana para discutir os gatilhos do contrato do técnico. Salário, definição da comissão técnica e os bônus por premiação são alguns dos tópicos a serem alinhados.

A reformulação no futebol é outro ponto em pauta entre as partes. Pelo lado de Tite, há o constante diálogo com a família para definir o futuro. Se antes não estava disposto a trabalhar em 2023, os contatos recentes indicam uma mudança de ideia. Não à toa, a demissão de Sampaoli, anunciada na última quinta-feira, sugeriu um avanço nas conversas pelo novo treinador.

O presidente Rodolfo Landim queria uma troca de comando imediata para a demissão de Jorge Sampaoli, mas a diretoria "esticou a corda" até a próxima Data Fifa, entre os dias 9 e 17 de outubro. A paralisação é vista como um bom timing para o novo técnico conhecer o elenco, iniciar o trabalho e começar as mudanças.

Enquanto a diretoria negocia com Tite, o elenco do Flamengo corre atrás do prejuízo e busca a classificação à Libertadores 2024 para oferecer o calendário completo ao novo treinador. Os primeiros três pontos da sequência do Brasileirão já foram conquistados (chegou a 43 e subiu provisoriamente para o quarto lugar). Para Rossi, o elenco é capaz de dar a volta por cima e atingir a meta que sobrou em uma temporada marcada por eliminações.

- Nome por nome temos o melhor time do Brasil. E depende de nós jogar cada dia melhor. Acho que temos um grande time, muito jogador importante. É difícil, todo mundo quer jogar. Temos que seguir, que ir adiante. Hoje ganhamos, contra o São Paulo foi empate. Agora temos que mirar em três pontos para avançar na tabela e chegar na Libertadores, que é onde a gente quer - encerrou o goleiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte