Mauricio Isla vive uma situação curiosa nesta semana. O lateral foi convocado para a seleção chilena para a disputa das Eliminatórias, mas ainda não se apresentou e segue treinando no Flamengo. Isso porque o último teste do jogador para Covid, realizado na segunda-feira, deu positivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/U/o/YtuAchQlaxRpkZjBRviA/isla3.jpg)
Maurício Isla em treino do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Pelo protocolo da CBF e da Conmebol, Isla pode jogar, uma vez que está assintomático há pelo menos 10 dias, pois se considera que ele não é mais um potencial transmissor de coronavírus. Entretanto, tanto o Chile quanto o Uruguai, onde a seleção chilena joga na quinta-feira, exigem um exame PCR negativo para quem quiser entrar nestes respectivos países.
Isla tampouco pode jogar pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro, uma vez que está oficialmente convocado pelo Chile. A diretoria rubro-negra conversa com a Federação Chilena de Futebol para resolver a situação, o que pode acarretar na desconvocação de Isla - assim, o lateral, poderia atuar pelo Flamengo.
Em comunicado, a federação chilena informou que espera uma decisão das autoridades do Chile para que Isla possa jogar contra a Colômbia, na próxima terça-feira, em Santiago.
- A Federação de Futebol do Chile informa que, como é de conhecimento público, o jogador Mauricio Isla apresentou Covid-19 positivo, evoluindo assintomático no momento. De acordo com as normas sanitárias vigentes, se espera a resolução das autoridades a respeito da possibilidade de sua participação na partida entre Chile e Colômbia - diz o comunicado.
O lateral chileno testou positivo para Covid no dia 20 de setembro, quando o Flamengo ainda estava no Equador. Com base no protocolo da Conmebol e da CBF , a comissão técnica o utilizou nos jogos contra Independiente del Valle e Athletico-PR - neste último, Isla foi titular.
A seleção chilena viaja na quarta-feira para o Uruguai, onde entra em campo na quinta, às 19h45, no estádio Centenário. Depois, na terça-feira que vem, recebe a Colômbia no Estádio Nacional de Santiago, pela segunda rodada das Eliminatórias.
A princípio, Isla desfalcaria o Flamengo em três jogos: contra Sport, Vasco e Goiás. A equipe rubro-negra entra em campo nesta quarta-feira, contra o Sport, às 19h15 (de Brasília), no Maracanã.