A vitória sobre o Cruzeiro, fora de casa, na última quarta-feira, pôs o Flamengo de volta no G4 e ainda deixou o clube rubro-negro com chances, mesmo que remotas, de título. Segundo os cálculos da Bola de Cristal, a probabilidade da equipe carioca, que está nove pontos atrás do líder Botafogo, de vencer a competição é de 0,79%.
Com 58 pontos conquistados, o Flamengo pode chegar, no máximo, aos 76, se vencer os seis jogos que faltam para o fim da competição. O time rubro-negro enfrenta Atlético-MG, Cuiabá, Fortaleza, Internacional, Criciúma e Vitória.
Em relação a classificação para a Libertadores, o Flamengo está mais confiante. Afinal, de acordo com dados matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube treinado por Filipe Luis possui 99,8% de chances de jogar a competição da Conmebol na próxima temporada.
O Botafogo é o time com mais chances de conquistar a taça, com 84,7%, seguido de Palmeiras, com 10,7%, e Fortaleza, com 3,4%. Internacional e São Paulo, com 0,22% e 0,11%, respectivamente, também aparecem com possibilidades remotas de título.
A Bola de Cristal calcula as probabilidades de cada time ser campeão, garantir vaga na Libertadores ou cair para a Série B, fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).