Técnico novo, reforço com data para apresentação, ações intensas no mercado e uma metodologia completamente nova de trabalho. Podemos dizer que o Flamengo em 2019 será separado entre AC e DC. Antes e depois da Copa América. Muito por conta da esperança depositada na conta de Jorge Jesus, que assume com tempo para treinar uma equipe bem em todas as competições que disputa e sonhando alto.
Tempo de folga
O elenco do Flamengo foi liberado após a partida contra o CSA, em Brasília, para uma semana de "férias" para recarregar as baterias. A reapresentação está marcada para a manhã de quinta-feira (dia 20), no Ninho do Urubu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/n/x/AQAM05S2y8sIHUABtOIA/1560393489075.jpg)
Flamengo vence o CSA em Brasília — Foto: Alexandre Vidal
Compromissos
Apesar das turbulências, a equipe terminou o primeiro semestre como forte candidato ao título de todas as competições que disputa. O primeiro compromisso, que marcará a estreia de Jorge Jesus, acontecerá dia 10 de julho, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelas quartas de final da Copa do Brasil, com jogo de volta uma semana depois.
No domingo seguinte, o português terá sua primeira experiência comandando a equipe no Maracanã, diante do Goiás, pela 10ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro ocupa a terceira colocação, com 17 pontos, cinco a menos que o Palmeiras e a três do Santos.
Por fim, dia 24, o compromisso mais importante: o Flamengo encara o Emelec, em Guayaquil, no Equador, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. A decisão da vaga acontece no dia 31, no Maracanã.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/05/08/1557364792029.jpg)
Flamengo confirmou a vaga na liderança de seu grupo na Libertadores diante do Peñarol e joga a partida de volta contra o Emelec em casa — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Chegadas e saídas
A torcida vive a expectativa de um mercado agitado e já tem reforço de peso para esperar: Rafinha, que assinou por dois anos com o Flamengo. O lateral-direito vem do Bayern de Munique e será apresentado oficialmente dia 24 de junho, no Ninho do Urubu.
A diretoria ainda vai em busca de mais peças. Um zagueiro experiente para atuar ao lado de Rodrigo Caio é a prioridade. Zapata, da seleção colombiana e que defendeu o Milan na última temporada, e Jemerson, do Monaco, são as opções. O clube já fez contato por ambos e aguarda uma resposta.
O mesmo vale para Filipe Luís. O lateral-esquerdo da seleção brasileira tem uma oferta em mãos e ficou de dar a resposta ao término da Copa América. O acerto, no entanto, não é simples e depende de o jogador não ter propostas de clubes importantes no cenário europeu.
Por fim, a diretoria busca ainda opções para a posição de segundo volante (Thiago Maia é um dos nomes avaliados) e um segundo atacante que atenda aos anseios de Jorge Jesus.
Com a movimentação, alguns nomes perdem espaço e sofrem assédio do mercado. São os casos de Rodinei e Rhodolfo. O Flamengo não irá se opor em caso de ofertas que os atletas julguem interessantes. O mesmo vale para Trauco, que disputa a Copa América com o Peru.
Além deles, há uma expectativa pela chegada de propostas por Gustavo Cuéllar. O volante colombiano não esconde o desejo de realizar o sonho de jogar no futebol europeu e está prestes a completar 27 anos. Até o momento, porém, nada chegou ao clube.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/05/18/2019-05-18t132108z_798952376_rc1a02e07340_rtrmadp_3_soccer-germany-bay-sge.jpg)
Rafinha se despediu do Bayern de Munique e a partir de julho vai jogar no Flamengo — Foto: Reuters
Departamento médico
O Flamengo parou para Copa América com três desfalques na vitória diante do CSA, por 4 a 0. Diego Alves e Diego foram vetados por conta de edemas musculares, enquanto Léo Duarte trata de um problema no tornozelo. O tempo de 20 dias entre a volta aos trabalhos e a partida contra o Athletico-PR, entretanto, será suficiente para recuperação do trio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/6/F/a6LfIFRY6X4jexYLjBzg/globoesporte-2.png)
— Foto: Divulgação