Com a demissão do técnico Tite, anunciada nesta segunda-feira, Filipe Luís assumirá o time na partida contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil. Embora tenha "caído de paraquedas" na decisão, o ex-lateral tem um ponto positivo ao seu favor: ele comandará 20 jogadores que foram seus companheiros de elenco.
Filipe Luis chegou ao Flamengo em julho de 2019 e se aposentou no final do ano passado. Com pouco mais de quatro anos, o ex-lateral-esquerdo teve diversos companheiros no clube carioca e jogou com mais de 70% do elenco atual do time rubro-negro — apenas sete atletas não atuaram com Filipe dentro de campo.
Apenas os reforços deste ano não foram companheiros de Filipe Luís, são eles: Viña, Léo Ortiz, Alex Sandro, Plata, Alcaraz, Carlinhos e De la Cruz. Michael, que também chegou nesta temporada, atuou ao lado do ex-jogador em sua primeira passagem no Flamengo.
Dos vinte jogadores que foram companheiros de elenco de Filipe Luís e agora serão comandados pelo treinador, dois não vão entrar em campo em 2024. Os atacantes Pedro e Everton Cebolinha se lesionaram e só retornarão aos gramados em 2025, desta forma, Filipe só será treinador deles se permanecer no próximo ano.
Como jogador, Filipe Luís conquistou duas Libertadores, duas Supercopas do Brasil, uma Copa do Brasil, dois Campeonatos Brasileiro, uma Recopa Sul-Americana e dois Campeonatos Carioca pelo Flamengo. Como técnico, ele ganhou o Intercontinental sub-20, também pelo clube carioca.