O adversário do Flamengo na terceira fase da Copa do Brasil será o Amazonas, clube de apenas cinco anos de fundação, disputa o torneio pela primeira vez, tem jogadores conhecidos no elenco e um título nacional. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, sendo o primeiro no Rio de Janeiro.
Fundado em 2019, a equipe amazonense disputa pela primeira vez o torneio nacional. A vaga foi conquistada na temporada passada, ao vencer o campeonato amazonense pela primeira vez.
O Amazonas disputou competições nacionais pela primeira vez em 2022. O clube atuou na Série D e logo na estreia conquistou o acesso. Foram 22 jogos, com 12 vitórias, sete empates e três derrotas.
O jogo que garantiu a vaga na Série C foi contra a Portuguesa-RJ. As equipes ficaram no empate em 1 a 1 na ida. Na volta, a Onça venceu por 3 a 2 e subiu de divisão.
Na temporada passada, a primeira na Série C, o clube terminou como o campeão. Na primeira fase, a equipe terminou na terceira posição.
O time perdeu os dois primeiros jogos da segunda fase e a diretoria optou pela troca de treinador. Com Luizinho Vieira, novo treinador, o time venceu quatro seguidas, subiu de divisão e garantiu vaga na final.
A decisão da Terceirona foi contra o Brusque. No primeiro jogo, na Arena da Amazônia, os times empataram em 0 a 0. A segunda partida foi em Brusque e a Onça venceu por 2 a 1, de virada, com gol de Sassá. Foi o primeiro título a nível nacional do futebol amazonense.
No elenco, a Onça, como é conhecida, tem alguns jogadores conhecidos nacionalmente. O artilheiro e capitão do time é Sassá, revelado pelo Botafogo. Ele é o jogador que mais marcou com a camisa do Amazonas. São 25 gols em 38 jogos.
Além dele, o elenco ainda tem o atacante Jô, contratado no início desta temporada. Um dos destaques do time na primeira parte do ano foi William Barbio, jogador com passagem pelo Vasco. São sete gols em 15 jogos.
Depois da temporada de título nacional em 2023 e o acesso para a Série B, muitos atletas chegaram ao clube, mas o elenco não conseguiu deslanchar.
Sob o comando do técnico Luizinho Vieira, o time conquistou o primeiro turno do Estadual e garantiu vaga na Copa do Brasil 2025 e na final geral, mas com um futebol que não era vistoso e nem intenso.
O time acabou eliminado nas quartas de final do segundo turno. Na grande decisão, o time empatou em 1 a 1 com o Manaus e acabou derrotado nos pênaltis.
A derrota teve consequência. Luizinho acabou demitido na última quinta e a diretoria contratou Adilson Batista, técnico com passagens por Vasco, Cruzeiro, Santos e Corinthians.
O próximo jogo do Amazonas será a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. A Onça enfrenta o Sport, no sábado, às 17h (de Brasília), na Arena da Amazônia.