A derrota do Flamengo para o Independiente del Valle , pela partida de ida da CONMEBOL Recopa , em Guayaquil, voltou a colocar pressão sobre Vítor Pereira, técnico português que, em poucas semanas de clube, ainda não viu o trabalho engrenar de vez.
Esse foi o 10º jogo de Vítor Pereira no comando da equipe rubro-negra, somando também as partidas de Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Mundial de Clubes. Se o futebol do Flamengo não é o mesmo de outros tempos, os números também são ruins?
O ESPN.com.br foi atrás da resposta e comparou o aproveitamento do Flamengo de Vítor Pereira com o de todos os técnicos da era Rodolfo Landim, presidente que assumiu o clube em 2019. E o trabalho atual supera, no início, até mesmo o do compatriota Jorge Jesus.
Em sua primeira dezena de jogos, Vítor Pereira acumula seis vitórias, um empate e três derrotas, com um aproveitamento de 63,3%, o que representa o quarto neste ranking de treinadores recentes do clube. Quem lidera a lista é Renato Gaúcho, de início fulminante na Gávea em 2021.
Veja aproveitamento dos técnicos da gestão Landim no Flamengo:
-
Renato Gaúcho - 9 vitórias e 1 derrota - 90%
-
Paulo Sousa - 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota - 76,6%
-
Abel Braga - 7 vitórias, 2 empates e 1 vitória - 76,6%
-
Vítor Pereira - 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas - 63,3%
-
Jorge Jesus - 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas - 60%
-
Dorival Jr. - 6 vitórias e 4 derrotas - 60%
-
Domènec Torrent - 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas - 56,6%
-
Rogério Ceni - 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas - 53,3%
Campeão da CONMEBOL Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2019, Jesus arrancou com cinco vitórias, três empates e duas derrotas, com 60% de aproveitamento. Mesma soma de Dorival Jr., o outro treinador a ser campeão da América pelo clube.
Vale ressaltar, porém, que por trás dos números existe um contexto a ser analisado. Dos oito técnicos da gestão Landim, apenas Abel Braga, Vítor Pereira e Paulo Sousa começaram seus trabalhos no início de cada temporada. Ou seja, construíram seu aproveitamento basicamente em jogos do Estadual, com algumas exceções de enfrentamentos com Palmeiras e, no caso de VP, o Mundial.
Jesus, Renato, Dorival, Ceni e Domenec fizeram seus primeiros jogos no Flamengo no meio da temporada, contra adversário mais fortes e no meio de disputas decisivas de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Isso também prejudica na hora de ter números mais impactantes logo de cara.
Próximos jogos do Flamengo
Botafogo (F) - 25/02, 16h - Campeonato Carioca
Independiente del Valle (C) - 28/02, 19h30 - Recopa
Vasco (C) - 05/03, 16h - Campeonato Carioca