A chuva que castigou o Rio de Janeiro no início da sexta-feira não foi problema. A distância de oito dias para a partida não deixou o grito entalado. E o Flamengo iniciou sua caminhada rumo a Montevidéu com o apoio de sua torcida no Ninho do Urubu e no Aeroporto do Galeão.
Desde o início da tarde, os torcedores se mobilizaram na frente do centro de treinamento para iniciar a festa de incentivo ao elenco que define a Libertadores contra o Palmeiras no próximo dia 27, em Montevidéu. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 3.500 torcedores estiveram na porta do CT.
Momentos antes da saída do ônibus, houve conflito entre a polícia e torcedores, com corre-corre e gás de pimenta. O veículo deixou o Ninho pouco depois das 16h e foi escoltado por centenas de torcedores pela Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Grande.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/V/O/xXpyrMTvOQWUsCp7uncg/whatsapp-image-2021-11-19-at-17.49.37.jpeg)
Torcedores em cima do ônibus já na entrada do Galeão — Foto: Reprodução
O auge aconteceu no fim da tarde, na chegada ao Galeão, onde uma multidão ainda maior do que a da saída do CT aguardava na entrada do terminal de cargas. Muitos torcedores escalaram o ônibus e ficaram pulando com bandeirões no teto. Dois deles chegaram a falar com os jogadores pelo sistema de ventilação do veículo.
A movimentação chegou a deixar quem estava na parte de dentro preocupado, como foi possível perceber em transmissão do vice de futebol, Marcos Braz, em live no Instagram. Em determinado momento, o dirigente deixou clara sua preocupação:
- Estão em cima do vidro. Vai dar m... A polícia vai tirar!
Landim, que estava ao lado, fez coro:
- Pode afundar a estrutura inteira em cima da nossa cabeça.
As autoridades, por sua vez, conseguiram tirar os torcedores de cima do veículo sem que nenhum incidente acontecesse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/n/a/A29VemQdAw0URmJnx82g/whatsapp-image-2021-11-19-at-16.32.39-1-.jpeg)
Momento da saída do ônibus do Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Paulo / @marcelomania
Na capital gaúcha, o time de Renato Gaúcho enfrentará o Inter, sábado, no Beira-Rio, e o Grêmio, terça-feira, na Arena, em partidas pelo Brasileirão. Neste período, treinará no CT do clube onde o treinador é o ídolo máximo.
Seja pela distância para a partida, seja pela proximidade com a última final, as manifestações não foram tão grandiosas quanto em 20 de novembro de 2019 - um feriado -, quando a torcida rubro-negra invadiu as ruas do Rio de Janeiro na despedida para Lima. A mobilização, por sua vez, foi crescente no decorrer da tarde e milhares de torcedores deram demonstrações de carinho no CT e no aeroporto do Galeão.
O elenco do Flamengo treinou pela manhã no Ninho do Urubu e tirou o início da tarde para descanso. Cada jogador teve tempo livre em suas suítes no centro de treinamento após o almoço. O Rubro-Negro segue para Porto Alegre com todo o elenco e finalizará na capital gaúcha a recuperação de peças importantes que como Arrascaeta, Rodrigo Caio, Pedro e Bruno Henrique. A novidade nos jogos no Sul será Diego Alves.
Já no Uruguai, a delegação tem chegada prevista para a tarde de quarta-feira, após treinar ainda em Porto Alegre. As atividades na capital uruguaia estão marcadas para o estádio Campeón del Siglo, que pertence ao Peñarol.
* Participaram da cobertura Tébaro Schmidt, Giovana Marcondes, Ronald Lincoln, Luiz Gontijo e Juliana Sá
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/f/m/Mh3S9yRy6zjeVdHTieTw/flamengo.jpg)
Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação