O técnico Tite será submetido a uma ablação após passar mal devido à altitude em La Paz, que fica a 3.600 metros acima do nível do mar, depois da partida que garantiu a classificação do Flamengo para as quartas-de-final da Libertadores. Ele está internado desde a madrugada desta sexta-feira, no Copa Star, na Zona Sul no Rio de Janeiro. O procedimento indicado para arritmias cardíacas já foi feito também por Abel Braga, Renato Gaúcho e Cuca.
- Estudo diz: Mosquito da dengue usa infravermelho para detectar alvos humanos
- 'Me arrependi todos os dias': Ronda Rousey pede desculpas por compartilhar teoria da conspiração há mais de uma década
Tite passou por exames e foram detectadas elevações da frequência cardíaca e arritmia causadas pela altitude. A ablação é uma intervenção feita com cateteres pelas veias e artérias, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração: o cateter é inserido em uma veia da perna e guiado pela veia até dentro do coração.
Relembre outros casos:
O técnico Abel Braga foi internado em março de 2019 no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, para fazer a ablação a fim de corrigir uma arritmia. O procedimento, que durou 2h30, foi bem-sucedido. Ele havia passado mal à beira do campo durante um Fla-Flu, nos acréscimos do clássico. O treinador foi atendido no vestiário do Flamengo e levado de ambulância ao hospital.
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, também fez o procedimento, em janeiro de 202. Sendo operado em um hospital de Copacabana, na Zona Sul, ele já havia passado pela mesma cirurgia no início do ano anterior. O treinador deixou o hospital saindo pelo estacionamento sem falar com a imprensa e aparentemente bem.