O técnico Abel Ferreira será ausência certa no comando do Palmeiras na partida contra o Flamengo, marcada para o dia 25 de maio, no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador cumprirá suspensão de dois jogos, resultado da combinação de uma expulsão e do acúmulo de cartões amarelos.
No clássico contra o São Paulo, neste domingo (11), vencido pelo Alviverde, Abel recebeu cartão amarelo por protestar contra a arbitragem aos 16 minutos do segundo tempo. Pouco depois, o árbitro relatou que o português seguiu reclamando “de forma ostensiva”, o que resultou em cartão vermelho direto. Com isso, ele terá que cumprir uma partida de suspensão pela expulsão e outra pela soma de três cartões amarelos.
A punição tirará Abel dos duelos com o Red Bull Bragantino e o Flamengo — dois adversários diretos na briga pelas primeiras posições da tabela. Após o triunfo no Choque-Rei, o Palmeiras assumiu a liderança isolada do Brasileirão, com 19 pontos, dois a mais que Bragantino e Flamengo. Qualquer tropeço nos próximos compromissos pode custar a ponta da tabela ao time paulista.
O Flamengo, por sua vez, terá uma maratona importante antes do confronto direto com o Palmeiras. O clube carioca encara, nesta quinta-feira (15), a LDU, em partida crucial pela Libertadores, onde precisa vencer para continuar com chances de avançar às oitavas. Em seguida, recebe o Botafogo no Maracanã, pelo Brasileirão, e encerra a sequência enfrentando o Botafogo-PB no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, também em casa.
A sequência será decisiva para o time de Filipe Luís, tanto na disputa nacional quanto nas competições continentais e de mata-mata.