A próxima "tábua de salvação" do Fla

Domenech Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Souza, Dorival Júnior, Vitor Pereira, Jorge Sampaoli. São todos treinadores incompetentes? Não, mas não serviam para o Flamengo . Diego Costa, Rafinha, Pablo Marin, Willian Arão, Renier, Marinho, Vidal, entre outros jogadores... Todos incompetentes? Não, mas não serviam para o Flamengo. E aqueles que respondem pelo futebol rubro-negro, ou estão alheios a tudo ou, sim, estão no comando. Se estão no comando, são incompetentes? Eu acho que são, mas são a única parte na interseção do futebol rubro-negro na qual ninguém mexe. Assim, o milionário time que não lidera o Brasileiro desde 2020 fica buscando tábuas de salvação à beira do campo. Tite é a da vez, e é um nome excepcional. Mas só vai funcionar se conseguir autonomia plena, se não se deixar ser mais uma vítima da ingerência errada e dos descaminhos daqueles que teriam a obrigação de liderar.

Montar o time, devolver padrão ao Flamengo, fazer jogadores que ele já levou à seleção (Pedro, Gabigol, Bruno Henrique, Éverton Ribeiro, Rodrigo Caio, Gérson) jogarem no limite máximo serão as tarefas mais fáceis para Tite. Mas o que deve estar levando mais tempo para o técnico processar para poder responder ao convite rubro-negro é saber como lidar com quem sai na mão com um torcedor, diz ao maior ídolo do time hoje que "se quiser gramado bom vai jogar na Premier League", troca de técnicos nove vezes em quatro anos e meio, dispensa técnico assim que o time ganha Copa do Brasil e Libertadores, vê Gérson e Varella se engalfinharem a socos no trabalho e diz que "os jogadores entenderam que está tudo resolvido" e fica tudo dito pelo não dito, vê um time com salário alto e pago em dia caminhando em campo contra o Olímpia e não cobra, não explica, não se altera, não muda o rumo... Depois de duas Copas do Mundo à frente da seleção brasileira, Tite ganhou estofo para não ser obrigado a trabalhar nessa linha de trabalho de várzea.

Se alguém acha que as oito taças que o Flamengo deixou de ganhar são o fundo do poço... ledo engano. Um time com esse elenco milionário, com esse orçamento, não ir à Libertadores será a maior vergonha em décadas. Essa possibilidade é concreta, se Tite não vier. E se nada mais for feito, o torcedor do Flamengo continuará vendo a segunda maior geração da história do clube ir se desfazendo, se esfarelando porque ninguém agiu pontualmente para manter a engrenagem funcionado em alto nível. O dilema agora é: como esperar algo bom de quem vai trocar as peças desgastadas se esses "quem" são exatamente as peças mais enferrujadas da engrenagem, as primeiras que deveriam ser trocadas? O que mais me intriga é que ano que vem haverá eleições e o presidente Landim, que sabe o efeito que uma não ida à Libertadores pode significar no humor dos eleitores, simplesmente ignora o que está mais escancaradamente errado...

A vitória sobre o Bahia, importantíssima, foi muito mais suada do que deveria ser, veio num pênalti, e não pode iludir ninguém. Para o torcedor do Flamengo, mais do que nunca será fundamental recorrer à fé, à reza, para que Tite se sinta desafiado a fazer esse time ganhar tudo o que pode - e superar a incompetência na trincheira.

Fonte: Globo Esporte