A mal contada história da (não) renovação de David Luiz no Flamengo

Um dos primeiros temas a ser esclarecido pelo novo diretor técnico do Flamengo, José Boto, em sua apresentação nesta segunda-feira, será a não renovação do contrato do zagueiro David Luiz.

A nova administração alega que não se envolveu diretamente na decisão sobre a saída do veterano. Menos ainda na forma como ela foi comunicada, através das redes sociais do Flamengo no dia 22 .

Do lado de David Luiz, veio a queixa de falta de contato por parte da nova gestão, mas a nova diretoria do presidente Luiz Eduardo Baptista , alega não ter recebido nada encaminhado da gestão anterior.

O zagueiro e seu estafe disseram que teriam uma conversa em caso de manutenção da diretoria após as eleições e o contrato poderia ser renovado. A nova diretoria, porém, não tinha essa informação.

E se viu surpreendida pelo anúncio do clube, em suas redes sociais, sobre a não renovação do contrato de David Luiz, no último domingo. Comparou o caso ao de Gabigol, que também não renovou.

Segundo fontes ligadas à gestão de Bap, a gestão do presidente Rodolfo Landim, que comanda o Flamengo até dia 31, decidiu não renovar os contratos e não comunicou nada, nem a David Luiz.

"Não quiseram dar a má notícia", disse um interlocutor.

A nova administração entende que houve vários meses para renovar ao longo de 2024. E que se esse era o desejo não seria necessário esperar as eleições.

Pessoas ligadas a David Luiz indicaram ao blog que haveria sim uma conversa para a renovação de contrato, mas ela de fato não estava acertada. No apagar das luzes, veio a comunicação do clube.

Vice de comunicação e marketing da gestão Landim, Gustavo Oliveira foi procurado para entender o contexto da publicação sobre David Luiz:

— Na realidade já me desliguei do Flamengo desde antes do Natal. Não tenho a menor ideia do que aconteceu. Pelo que sei a comunicação do futebol está com o pessoal da transição / nova gestão.

Ricardo Hinrichsen, novo vice-presidente de comunicação e marketing do clube, comentou sobre a publicação antes da virada do ano, e destacou que só assumirá o cargo em janeiro.

“O controle sobre a comunicação do Flamengo, inclusive das redes sociais oficiais e suas postagens, só será da nova gestão a partir do dia 2 de janeiro. Até lá, quem responde por qualquer coisa postada é a atual gestão”, iniciou Ricardo Hinrichsen, em publicação no X, antigo Twitter.

No Jogo das Estrelas, David Luiz desabafou.

— Vou ser bem sincero. Com a outra diretoria, eu já tinha um acordo verbalizado que eu ia ficar. A gente ia ter essa conversa depois do campeonato. Tentei ser o máximo possível respeitoso e agir da maneira correta. A única vírgula de chateação que eu fico é que, da mesma maneira que vocês receberam o comunicado pelo Instagram, assim foi comigo. Ou foi algo intencional ou um pouco amador.

O atleta e seu estafe disseram não terem recebido nada de Bap, Boto ou de qualquer dirigente da gestão anterior do Flamengo sobre a saída.

Fonte: O Globo